Diretor Odair, acompanhado da assessora e da diretora da SRE Januária, recebe os cumprimentos da subscretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça. Foto: Franciele Xavier (SEE/MG).

Diretor da Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva desde 2003, Odair Nunes de Almeida, recebeu na última quinta-feira (03/05) o troféu da categoria Educação do Prêmio Bom Exemplo. Iniciativa da Globo Minas e da Fundação Dom Cabral, o Prêmio tem por objetivo reconhecer ações e atitudes solidárias que melhor contribuam para o desenvolvimento de um ambiente urbano agradável, abrangendo às áreas cultural, social, esportiva, patrimonial e ecológica.

O educador atribui a premiação ao trabalho que desenvolve na escola. “O trabalho que estamos desenvolvendo na comunidade é feito sob várias mãos, não só por mim. Sempre buscamos ouvir a comunidade e desenvolvemos ações da Secretaria de Estado de Educação e projetos próprios. Acho que é por isso que recebemos o Prêmio. É um reconhecimento do nosso trabalho e nos dá mais ânimo para desenvolver cada vez mais ações”, destaca Odair.

Odair esteve um Belo Horizonte para a entrega do Prêmio Bom Exemplo acompanhado da superintendente regional de ensino de Janúaria, Stela Aparecida de Abreu Santos (à direita). Foto: Arquivo Pessoal

Localizada na comunidade quilombola remanescente do Quilombo Alegre, em Januária, a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva atende a cerca de 310 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além dos alunos da comunidade quilombola, também estudam na escola alunos de outras nove comunidades rurais.

Em 2016, a escola recebeu o “Prêmio Desenvolvimento Educacional Inclusivo: a escola no enfrentamento das desigualdades sociais”, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A escola ficou em segundo lugar pelas práticas de Educação Inclusiva desenvolvidas na Sala de Recursos, que envolveram todos os agentes e ambientes escolares.

No mesmo ano, o diretor recebeu a maior honraria que o Estado de Minas Gerais concede aos cidadãos brasileiros e estrangeiros: a Medalha da Inconfidência. A indicação do educador partiu da Secretaria de Educação, que reconheceu o trabalho que a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva realiza no campo na inclusão.

Angelo Osvaldo de Araújo Santos, secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, e o diretor Odair Nunes de Almeida, premiado na categoria Educação do Prêmio Bom Exemplo 2018. Foto: Arquivo Pessoal

O Prêmio

O Prêmio Bom Exemplo seleciona ações que ajudam na qualidade de vida em todo o Estado e premia as melhores em diversas categorias. O prêmio é realizado pela TV Globo e Fundação Dom Cabral.