Ação da campanha pelo respeito no trânsito foi realizada na BR-356

Nesta quinta-feira (03/05), alunos da Educação Integral e Integrada da Escola Estadual Professor Affonso Neves, em Belo Horizonte, participaram do lançamento do Maio Amarelo, movimento de conscientização do respeito no trânsito. Durante um Comando Educativo (blitz), realizado na BR -356, os estudantes tiveram a oportunidade disseminar conhecimentos de práticas seguras no trânsito.

Jhenifer Emanuele Alves Batista é aluna do 8º ano do Ensino Fundamental e achou muito importante a ação. “Foi muito bom, porque conversamos com os motoristas e falamos com eles que as imprudências podem causar mortes no trânsito. Também entregamos panfletos”, conta.

Antes do Comanda Educativo, os estudantes participaram de um bate-papo sobre a campanha. Eles também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. “Falaram sobre a prevenção de acidentes, que não pode usar celular no trânsito e sobre a importância de seguir regras”, afirma Emilly Katielly Araujo Souza, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.

A ação irá gerar resultados também dentro da escola, os alunos irão produzir uma peça radiofônica. “Já temos as entrevistas com os motoristas. Perguntamos o que eles acharam da blitz, se eles seguiam as regras do trânsito e se usavam cinto de segurança. Coisas assim”, conta Emilly.

O conteúdo produzido pelos alunos será usado para mobilizar estudantes de outras 700 escolas que realizam o projeto da Rádio Escola. “Vamos montar um podcast sobre a ação e enviar para as outras escolas. Também vamos fazer pesquisas e discutir com os alunos sobre violência no trânsito”, destaca a professor da Educação Integral e Integrada da Escola, Cacilda da Silva Rodrigues.

A ação é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde, e de Educação, Segurança Pública (Polícia Militar e Bombeiros), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER) e sociedade civil.

Movimento Maio Amarelo

O objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas para a Cultura da Paz no Trânsito, levando-se em conta que os acidentes automobilísticos representam uma das maiores causas de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o mote “Nós somos o trânsito”, o Movimento chega à sua quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.