Em Minas Gerais, são 53 escolas credenciadas

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e solicitaram retirar o certificado ou declaração de proficiência do Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais podem procurar uma das 53 escolas estaduais credenciadas para emitir os certificados. Todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) possuem, pelo menos, uma escola credenciada.

Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e do comprovante de endereço. Também é necessário que o interessado apresente os resultados das provas, eles devem ser impressos na Página do Participante do Encceja. Conquistaram a certificação, os candidatos que conseguiram pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e cinco pontos na prova de Redação.

A declaração não será emitida ao candidato que, no ato da inscrição no Encceja, não marcou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais como instituição certificadora.

Acesse AQUI a lista com as escolas credenciadas

Encceja 2018
As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão abertas até às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília) pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. A aplicação do Encceja Nacional, em todas as unidades da federação, ocorrerá em 5 de agosto. O Exame é uma iniciativa Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os que pretendem a certificação de conclusão do ensino médio devem ter 18 anos completos.