Professores e diretores de escolas públicas e privadas já podem levar seus alunos para conhecerem o maior planetário de Minas Gerais. Inaugurado no dia 16 de março e aberto ao público desde o último dia 20, o espaço, localizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza agendamento de visitas de grupos e instituições de ensino.

Antes de iniciar o agendamento, o responsável pela escola deve ler com atenção as regras – que podem ser acessadas AQUI – estabelecidas pela UFJF. Em seguida, selecionar uma data no calendário disponível na página, clicar em inscrever-se e preencher o formulário on-line. Ao finalizar a inscrição, o interessado receberá e-mail de confirmação de inscrição e formulário anexo. A entrada no Centro de Ciências só será permitida com apresentação do formulário impresso, devidamente assinado e carimbado pelo diretor da instituição de ensino.

De acordo com o termo de agendamento do Centro de Ciências da UFJF, o número máximo de estudantes é de 45 e acompanhantes é de 05. As visitas são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira nos turnos da manhã, das 8h15 às 10h45, e da tarde, das 14h às 16h30, e quinta-feira também no turno da noite, das 19h às 21h.

Planetário está localizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foto: Divulgação UFJF

Dedicado à Astronomia e objetivando divulgar a ciência para visitantes de todas as idades e localidades, o planetário, que espera receber 60 mil pessoas anualmente, conta com dois roteiros guiados. Na exposição “Aprenda Brincando”, destinada a estudantes com faixa etária de 6 aos 12 anos, os participantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos, além de se divertirem no laboratório de construção de brinquedos científicos e na sessão do planetário, com o filme “Astronomitos”.

No segundo roteiro, o “Energia Nuclear”, além da sessão “As Origens da Vida” e de interagirem com equipamentos da exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes, cuja faixa etária recomendada é a partir dos 13 anos, participam de atividades relacionadas à energia nuclear.

O responsável pelo agendamento deverá escolher um dos roteiros para a visita, lembrando que nas quintas-feiras à noite, se as condições climáticas permitirem, o espaço oferece à escola uma sessão de observação astronômica em troca de uma das atividades.

O planetário

Com capacidade para 90 pessoas, o espaço possui uma cúpula de projeção de 12 metros de diâmetro, poltronas reclináveis e equipamentos de ponta para permitir uma imersão do público na experiência. As projeções serão realizadas utilizando-se o sistema Zeiss Skymaster ZKP 4, que permite projetar, do norte ao sul, aproximadamente 7 mil estrelas.

O novo espaço substitui o planetário inflável, que funcionou de 2008 a 2016, e contava com um equipamento de projeção do céu em um domo de lona de 6 metros de diâmetro.

Com informações do Centro de Ciências da UFJF