
Todos os trabalhos ligados à literatura e à música desenvolvidos durante o ano letivo de 2017 por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Domingos, em Divinópolis, no Território Oeste de Minas Gerais, foi transformado na 1ª Noite Literária, um grande evento aberto para a comunidade que aconteceu no dia 7 de dezembro do ano passado.
Na ocasião, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental lançaram o livro “As aventuras de Frank”, uma narrativa das aventuras de Frank, um tubarão que acompanhou os estudantes ao longo de 2017 nas aulas de redação. Já a turma do 7º ano escolheu desvendar o dialeto dos jovens e apresentou a obra “Diário de Adolescente”, composto por definições, palavras e gírias que fazem parte dos estudantes dessa idade.
Já os alunos do 8º ano, juntamente com seus colegas do Ensino Médio, dedicaram-se à poesia. Com composições próprias e releituras, lançaram o CD “Versos e Melodias” com produção, arranjos e interpretação feitos pelos estudantes. Cinco faixas compõem o CD, que é fruto do projeto de musicalização de poemas desenvolvido na escola e tem como primeira faixa a releitura de “E Agora, José?”, de Carlos Drummond de Andrade.

Outras faixas que compõem o CD são Vida de Estudante, de uma aluna do 1º ano, vencedora do 1º Concurso de Poemas da escola, e “Despacito”, paródia de autoria da turma do 9º ano que conta o cotidiano dos adolescentes na vida escolar.
Além dos trabalhos literários, os alunos do Ensino Médio produziram uma exposição inspirada na obra do artista Alex Fleming e também lançaram a segunda edição do “Informativo Grêmio Estudantil”, produzido pelos integrantes do grêmio escolar e do Conselho de Representantes de Turma para apresentar aos demais estudantes as realizações da escola ao longo do último semestre de 2017.

Para a diretora da escola, Ângela Soares Garcia, os trabalhos apresentados são consequência do incentivo à participação estudantil promovido pela instituição. “Nossos alunos são convidados diariamente a assumirem o papel de protagonistas do seu processo de aprendizagem. Na Monsenhor Domingos eles são levados a compreender que a escola existe em função deles e que são eles os responsáveis pelo seu próprio sucesso”, afirmou.

