Evento reuniu gestores de escolas estaduais da jurisdição

Na última quarta-feira (13/12), a Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis reuniu gestores das escolas estaduais de sua jurisdição para a realização do III Seminário Pedagógico 2017. O evento aconteceu das 9h30 às 17h na sede da Fiemg. Na oportunidade, diretores escolares participaram de palestra ministrada pelo professor Darley Marins Silva, do Instituto Renovar, que abordou a importância da inovação, da criatividade e da quebra de paradigmas nos processos educacionais a partir de perspectivas e concepções da Psicologia Transpessoal.

Organizado pelo Setor Pedagógico da Diretoria Educacional da SRE Divinópolis, o Seminário figura como uma das atividades gerenciais de encerramento do ano letivo, dando oportunidade para a troca de experiências, a revisão de processos e a disseminação de informações úteis ao planejamento das ações que serão implementadas em 2018.

Seminário foi realizado na última semana. Foto: Arquivo SRE

“Encontros como este são fundamentais para o alinhamento de informações entre a SRE e as escolas estaduais. Compartilhando ideias, podemos pensar coletivamente a construção de caminhos para o aprimoramento das práticas educacionais”, comenta Nagete Aparecida Furtado Vieira Pedri, diretora educacional da SRE Divinópolis.

Compartilhando ideias

Como parte da programação, Vânia Cabral Silva Brandão, diretora da EE José Manoel, do município de Araújos, apresentou suas experiências e resultados acerca da implementação do Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD). Lançado em 2016 pela Secretaria de Estado de Educação, o projeto tem o intuito de promover ações que possibilitem o avanço da aprendizagem dos estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, que não estejam alfabetizados e com defasagem em leitura, escrita e cálculos matemáticos.

Por sua vez, Renato Rodrigo da Costa, diretor da EE Pedro Primo, de Perdigão, apresentou os projetos já desenvolvidos, além do Plano de Ação que levou a escola a conquistar o Prêmio Gestão Escolar 2017 na jurisdição da Regional Divinópolis. O Prêmio é concedido a cada dois anos em reconhecimento a gestões competentes na educação básica da rede pública. “Acredito que chegamos a este resultado por meio de uma proposta de formação cidadã, calcada no protagonismo dos jovens como agentes de transformação de sua realidade”, comenta o diretor Renato.

Júnia Paixão Mendes de Castro, diretora da EE Joaquim Afonso Rodrigues, também socializou experiências exitosas apresentando o Projeto Poetizar, que utiliza a produção literária como ferramenta para o enriquecimento das práticas pedagógicas, para a revelação e valorização de talentos, bem como para o aumento da autoestima e empoderamento dos jovens. Como resultado do projeto, a gestora distribuiu aos presentes o livro Antologia Poética, editado a partir de produções textuais dos estudantes envolvidos.

Reconhecimento

O III Seminário Pedagógico 2017 foi enriquecido, ainda, por exposições e apresentações culturais realizadas por alunos das Escolas Estaduais Pedro Primo, de Perdigão; Joaquim Nabuco e Santo Tomáz de Aquino, de Divinópolis.

Além de promover a entrega simbólica dos Kits Escolares para o Ensino Médio, EJA, comunidades quilombolas e indígenas, o Setor Pedagógico da Diretoria Educacional da Superintendência fez questão de coroar o evento com um momento de homenagens à liderança e ao trabalho gerencial desempenhado pelos diretores escolares.

"A gestão escolar é uma tarefa complexa e é importante que valorizemos o papel social dos profissionais que estão à frente das unidades escolares, reconhecendo os esforços empreendidos pelos diretores na condução de equipes e no gerenciamento de recursos para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem”, finalizou Sílvio Faria Novais, diretor da SRE Divinópolis.

Por Andreia Mendes