Sedentarismo, alimentos pouco nutritivos e falta de interação social são coisas do passado na Escola Estadual Tenente José Luciano

O hábito de manter uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, o uso moderado da tecnologia e a falta de diálogo nas famílias são cada vez mais um desafio na atualidade, inclusive para as crianças. Pensando nisso, a Escola Estadual Tenente José Luciano, de Timóteo, no Território Vale do Aço, promoveu, durante o ano letivo, três atividades para despertar em seus alunos a consciência sobre a importância de comer frutas e verduras e de não passar todo o tempo de lazer no sofá, em frente aos eletrônicos, sem interagir com o mundo ao redor.

A primeira delas foi o Dia da Fruta, que propôs aos alunos comerem frutas no lanche na escola todas as quartas-feiras e, com isso, estimula os estudantes a manter o hábito de consumir mais alimentos naturais no lugar dos industrializados. Em uma das edições da atividade, que começou em março, as nutricionistas Maria Amélia Drummond e Kamila Karen marcaram presença para reforçar os conhecimentos já repassados em sala de aula e para ensinar a fazer receitas saudáveis, como o danoninho de inhame, espetinho de frutas e brigadeiro de cará.

O projeto estimular hábitos saudáveis com as crianças, como trocar alimentos industrializados por frutas e legumes. Foto: Arquivo da Escola

A segunda atividade, como explica a diretora Neife Regina Resende, é complementar ao Dia da Fruta. “Paralela a uma alimentação saudável está a prática de atividades físicas. Por isso, pensando no bem estar, na saúde física e no desenvolvimento intelectual dos alunos, promovemos o evento Diversão em Família, que resgata brincadeiras e brinquedos antigos e convida os pais para também participarem e interagirem, deixando de lado o sedentarismo, a falta de diálogo dentro do lar e o uso excessivo dos recursos tecnológicos”, contou a diretora. Brincadeiras como cabo de guerra, bente-altas, dominó, amarelinha e cirandas não ficaram de fora e fizeram sucesso entre pais e filhos.

E o incentivo à atividade física e à interação entre alunos, família e equipe escolar continuou no Passeio Ciclístico, que em sua segunda edição teve o itinerário de 4 quilômetros do centro de Timóteo até um clube recreativo da cidade, onde todos foram convidados a fazer um piquenique – outra prática que ficou um pouco esquecida como uma opção de lazer. Mais de cem pessoas participaram do passeio, que contou, também, com grupos de ciclistas da região.

Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender receitas saudáveis com nutricionistas. Foto: Arquivo da Escola

“Chamamos este evento também de Giro da Família Tenente José Luciano, pois é a união das três atividades e também a comemoração do aniversário da escola. Além de pedalar, que é um exercício muito saudável, há a oportunidade de conversar, brincar, trocar ideias e, ao final do passeio, saborear lanches e bebidas que fazem bem à saúde em um piquenique, antigo costume que também queremos resgatar. Ou seja, é como se fosse o Dia da Fruta, o Diversão em Família e o Passeio Ciclístico juntos”, afirmou a diretora.

Continuidade

Neife garante dar sequência aos projetos em 2018, principalmente depois de perceber os resultados alcançados. “Desde março, mês da primeira atividade, acompanhamos os alunos para ter um retorno. Observamos que muitos já pedem aos pais para comprar mais frutas e levam de lanche não só nas quartas-feiras, que eles fazem, junto com a família, as receitas ensinadas pelas nutricionistas e até postam nas redes sociais, que têm mais interesse em praticar atividades físicas. Ficamos orgulhosos, porque é sinal de que conseguimos despertar neles esses hábitos saudáveis e, quanto mais cedo isso acontecer, melhor”, destaca.

O evento Diversão em Família resgata brincadeiras e brinquedos antigos e convida os pais para também participarem e interagirem. Foto: Arquivo da Escola