Evento contou com a participação de educadores e alunos das 10 escolas estaduais da regional que ofertam a Educação no Campo
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora realizou, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o “II Encontro de Escolas do Campo”. O evento reuniu diretores, professores e estudantes das 10 escolas estaduais da regional que ofertam a Educação do Campo. Também participaram representantes de movimentos sociais.
Segundo a assessora pedagógica da SRE, Cristiana Lacet, o encontro teve por objetivo discutir a importância da Educação do Campo. “Nós fortalecemos as escolas do campo e tivemos a oportunidade de discutir o currículo. Também mostramos que a escola do campo se faz com a luta permanente e que os alunos têm orgulho de estudarem e de viverem no campo”, destaca.

O Encontro foi realizado na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, em Juiz de Fora. A escola tem um segundo endereço localizado na zona rural da cidade, onde são atendidos 60 alunos. De acordo com a diretora, Denise de Fátima Gonzaga da Silva, a escola foi a responsável por realizar exposições artísticas. “Fizemos uma exposição que mostrou uma transposição das obras de Sebastião Salgado para o grafite. Também apresentamos poesias e montamos uma instalação de arte, onde exibimos vídeos dos alunos da Educação do Campo, em que eles falavam sobre a importância da escola estar localizada no campo”, conta.
Para Denise, o Encontro foi um momento de debater e conhecer o que cada escola do campo está fazendo. “Tivemos a oportunidade de discutir o currículo e foram montadas três salas temáticas. Uma sobre os desafios da gestão escolar, onde discutimos, por exemplo, o transporte escolar; outra voltada para os professores e especialistas que discutiram a construção do currículo da escola do campo por meio de áreas do conhecimento; e uma terceira só para alunos, na qual eles discutiram o que querem e como querem estudar”, contou a diretora.
