
Alunos da rede estadual participaram, na manhã desta terça-feira (21/11), de evento educativo do Dia Mundial das Vítimas de Trânsito, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Estado de Educação (SEE) e Saúde (SES), por meio do Programa Saúde na Escola, Polícia Militar e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, trazendo práticas saudáveis no transito e ações que podem prevenir acidentes.

O evento contou com a participação de 120 estudantes das Escolas Estaduais Maria da Piedade Fonseca, do município de Vespasiano; Professor Batista Santiago, do bairro Santa Mônica, em Belo Horizonte; e Getulio Vargas, do bairro Serra Verde, também de BH, que tiveram palestras sobre educação no trânsito, temática inserida dentro das ações da política de Educação Integral e Integrada da SEE. Utilizando uma linguagem simples e lúdica, jogos teatrais e música, as orientações foram repassadas por policiais militares, que atuam no projeto “Transitolândia”, reforçando a parceira constante nas ações de educação para o trânsito nas escolas estaduais.
Lançado em 1984, o “Transitolândia” já levou informações sobre segurança no trânsito para 1,6 milhão de pessoas. Atualmente, cada policial militar da seção realiza cursos periódicos de educação infantil em trânsito, e, além disso, é incentivado constantemente a buscar treinamentos em áreas artísticas, como música e teatro.
A coordenadora Geral de Educação Integral e Integrada da SEE, Rogéria Freire Figueiredo, acredita que a educação no trânsito é uma temática que deve ser levada para os alunos, para se ter uma melhor qualidade de vida. “Os nossos estudantes se locomovem para as escolas e estão diariamente em contato com o trânsito, seja a pé, automóvel e/ou nos ônibus e a temática deve estar na escola, dialogando com todos os componentes curriculares para que eles respeitem as regras e o ambiente onde estão inseridos”, comenta Rogéria.

Violência no trânsito
Os números alarmantes de mortes em consequência da violência no trânsito motivaram a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Data em que são homenageadas as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.
Coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas), o Projeto Vida no Trânsito (PVT) é voltado para vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. Em Minas Gerais, a gestão do Projeto Vida no Trânsito é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CVDANT). Em 2016, foi formado o Comitê Intersetorial, que desempenha papel consultivo e deliberativo sobre as ações do projeto no estado, além de ser um meio articulador das atividades de cada instituição envolvida sobre as temáticas trânsito e transporte.