Formação aconteceu na última semana no território Xakriabá

Na última semana, diretores e equipes das caixas escolares das nove escolas indígenas da comunidade Xakriabá participaram de uma capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Estado de Educação (SEE). A capacitação teve por objetivo auxiliar os gestores sobre a utilização e prestação de contas dos recursos financeiros das caixas escolares das quais são responsáveis.

Por meio das caixas escolares, a SEE repassa para as escolas recursos para diferentes fins, como alimentação escolar, para reforma e aquisição de materiais. Por isso, é importante os gestores realizarem corretamente a prestação de contas, como ressalta o diretor de Prestação de Contas da SEE, Adilson Rodrigues da Silva. “O não cumprimento da legislação gera impedimento da caixa escolar receber recursos da SEE. Com essa capacitação esclarecemos dúvidas para que os gestores solucionassem eventuais pendências que poderiam fazer com que as caixas escolares ficassem impedidas de receber recursos”.

Capacitação aconteceu na última semana. Foto: Patrícia Meireles SEE

Segundo o coordenador Educação Escolar Indígena da SEE, Jusnei Xakriabá, a capacitação foi esclarecedora e ajudou muito os gestores. “Os diretores tinham dúvidas, por exemplo, sobre preenchimento de formulários para prestação de contas e alguns pontos da resolução. A reunião muito boa, porque eles explicaram sobre a legislação e dividiram os diretores em grupos para ver quais eram as demandas especificas deles”, conclui.

O território Xakriabá conta com nove escolas sede e 38 segundos endereços . Nessas escolas são atendidos cerca 800 estudantes.