Alunos do ensino médio da Escola Estadual João Wesley participaram da atividade, promovida pela SAAE.
A importância da água e a necessidade de economizá-la foi o principal assunto abordado durante uma palestra realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a 120 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Wesley, em Governador Valadares. O evento aconteceu no dia 26/10, nas dependências da instituição de ensino, a partir da proposição do tema de pesquisa Crise Hídrica no Brasil. Os estudantes entenderam como é feita a captação da água e tiveram acesso a mais informações sobre cada etapa do processo, desde o tratamento até a distribuição aos bairros.
A visita de uma equipe do SAAE à escola complementou o que estava sendo estudado nas aulas de Geografia. Para a professora da disciplina, Ilza Maria Ramos, o momento foi valioso. “A visita foi importante para estreitar laços entre o serviço e o usuário e, principalmente, tirar dúvidas dos alunos sobre a qualidade da água tratada”, comentou a docente. Sobre esse assunto, a empresa apresentou explicações sobre as análises químicas que são feitas diariamente com amostras da água fornecida à população, bem como informou sobre atividades de fiscalização realizadas pelo Ministério Público.

Durante a palestra, a gestora ambiental do SAAE, Rafaela Seriaco, falou sobre sustentabilidade, uso consciente da água, busca por soluções para economizar e fez uma reflexão com os alunos sobre o que pode ser mudado em seus comportamentos em casa e na escola para que o desperdício seja evitado.
“Eu tinha vontade de saber como era feito o processo para tornar a água limpa e própria para o consumo e, hoje, com a vinda deles na escola, pude esclarecer todas as minhas dúvidas e também passei a acreditar mais no trabalho que eles realizam em nossa cidade”, opinou a aluna Sandy Santos Vieira, de 16 anos.
A equipe do SAAE que esteve na escola faz parte da Agenda 21, uma comissão para implementação de ações institucionais para a melhoria do desempenho ambiental da organização. Além da gestora ambiental Rafaela Seriaco, compareceram à escola a engenheira química Ana Paula, a assistente administrativa Lenice dos Santos, a engenheira civil e ambiental Mayra Dávila e o auxiliar administrativo Elder Cristian.
Por Andreia Mendes Costa (SRE/Governador Valadares)