Encontro reunirá, no dia 2/11, especialistas que debaterão os desafios de formar jovens empreendedores por meio da educação

A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) 2017, que chega a sua 2ª edição, reunirá, nesta quinta-feira, 2 de novembro, profissionais da área da educação para debater os desafios de formar jovens empreendedores por meio da educação. Entre os convidados, está o professor e vice-diretor da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, Washington Eloi Francisco. “Se analisarmos bem, o contexto escolar é propício para o aluno desenvolver seu lado empreendedor. O que precisamos é direcioná-los, seja desenvolvendo projetos ou, então, aprofundando nas disciplinas presentes na grade curricular, como a matemática financeira”, comenta o docente. Iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), a Feira acontecerá até 4 de novembro, no Expominas, localizado na Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte.

Entusiasta da iniciação científica e das atividades práticas para auxiliar a aprendizagem, o vice-diretor destaca os desafios para formar jovens empreendedores. “Vivemos em um país que, culturalmente, somos ensinados a sermos empregados assalariados, a buscarmos um emprego de carteira assinada, então, temos que encorajá-los a serem donos do seu próprio negócio, estimular a criatividade e incentivá-los a tornarem reais as ideias que vão construindo no ambiente escolar”, afirma.Washington Elói, vice-diretor da E.E. Ruth Brandão de Azeredo, em Sete Lagoas, estudantes participam do Programa Meu Primeiro Negócio, iniciativa do Governo do Estado para estimular o empreendedorismo com os jovens. Foto: Divulgação

Na Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, situada em Sete Lagoas, 30 estudantes participam do Programa Meu Primeiro Negócio (MPN), iniciativa da Sedectes realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) em 120 escolas estaduais de Minas Gerais. O programa visa promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. “Eles desenvolveram uma miniempresa, a School SA-M, e aprenderam todos os processos de criação, do início até o fechamento. Receberam apostilas, treinamentos, simularam venda de ações, eleições de presidente e diretores de setores, além de voluntários de diversas áreas, como contabilidade, financeiro, departamento pessoal e marketing. No final, farão a simulação de vendas de um produto, no caso, os óculos de realidade virtual”, explica Washington, acrescentando que os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na disciplina Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM), também elaboram projetos sobre empreendedorismo e apresentam em feiras e eventos científicos.

Durante a FINIT, os alunos apresentarão o projeto desenvolvido no Programa Meu Primeiro Negócio em parceria com a Junior Achievement Minas. “O programa, que será realizado até dezembro, foi bom para a nossa escola, pois, além de ganharmos visibilidade com nossas ações, também deixou nossos alunos eufóricos e entusiasmados. Eles são de regiões periféricas e a visita à FINIT mostrará que há um mundo de possibilidades para além da rua de suas casas”, ressalta o professor.

Para o vice-diretor, os jovens têm potencial para empreender e fazer a diferença no mundo do trabalho e dos negócios. “Eu acredito na nossa juventude e sei da capacidade dos estudantes em movimentar a sociedade, o lugar em que vivem, com empreendimentos criativos e que objetivam sanar as necessidades da população”, diz.

Além de palestras sobre diversos temas, a edição 2017 da FINIT abrigará a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis no http://finitmg.com.br.

Por William Campos Viegas (ACS/SEE-MG)