Iniciativa envolveu alunos dos anos iniciais

Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, em Governador Valadares, receberam, no dia 24/10, a visita do escritor Thiago Cascabulho, autor do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”. O evento faz parte do Projeto Douradinho, que já percorreu várias regiões do Brasil promovendo o incentivo à leitura e a conscientização para a preservação ambiental. Além de ouvirem mais sobre a estória, na perspectiva do seu próprio criador, os estudantes discutiram temáticas importantes que fazem pano de fundo para as aventuras dos personagens, como a poluição das águas fluviais e o desmatamento de vegetações ciliares.

Foto: Arquivo da Escola

Douradinho, protagonista do livro, é um peixe cascudo que, junto com sua única amiga, uma latinha amassada que ficou presa em sua nadadeira, resolve nadar contra a corrente em busca de um rio menos poluído para viver. Lecilda Araújo, uma das educadoras envolvidas no evento da escola, destaca que o livro tem feito muito sucesso entre os alunos dos anos iniciais. “As crianças ficaram encantadas e os adultos também. Foi maravilhoso! Uma tarde de muita alegria e aprendizagem”, declara.

Foto: Arquivo da Escola

A professora Graziela Paula também manifestou seu contentamento com as atividades desenvolvidas por meio do Projeto Douradinho. “Durante o encontro com o escritor Thiago Cascabulho vimos muito brilho nos olhos de nossas crianças”, comenta a docente, que chegou a trabalhar de forma lúdica a criatividade e a expressividade de seus alunos, promovendo a criação de fantasias de monstros com os materiais indevidamente descartados nos rios.

Foto: Arquivo da Escola

O Projeto Douradinho é uma iniciativa que une educação, literatura e meio ambiente, promovendo reflexões sobre a sociedade contemporânea. "O mais importante é que suas ações pedagógicas propõem um olhar de valorização dos recursos hídricos, incentivando os alunos do ensino básico e seus professores a adotarem uma postura de preservação ambiental dentro e fora das escolas", conclui Cláudia Maria de Souza Amorim Braga, diretora da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares.

Texto: Andreia Mendes Costa