Alunos da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade participam da ação do Programa Educativo de Combate aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e de atividades realizadas em praça da cidade

Na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, em Ouro Preto, a tarde desta quarta-feira (25/10) será de muita ciência. Os estudantes participam das atividades do “Dia C da Ciência”, uma mobilização das universidades e institutos tecnológicos em todo o Brasil durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem por objetivo divulgar a produção científica do país, já que essas instituições são responsáveis por 90% de todo desenvolvimento científico brasileiro. As atividades das quais os alunos da escola participam são realizadas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o apoio do IFMG - Campus Ouro Preto.

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da escola recebem às 13h a Ação do Programa Educativo de Combate aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os participantes terão acesso a um kit pedagógico com as fases de desenvolvimento do mosquito (ovos, larvas, pupa e mosquito adulto do Aedes), lupa, cartilha de orientações, caderno de exercícios e outros materiais de apoio. A atividade tem o objetivo de capacitar e sensibilizar os participantes no cuidado com iniciativas preventivas no controle do mosquito.

Os demais alunos e professores da escola visitarão a Praça Tiradentes e terão oportunidade de conhecer o projeto Espeleorobô, com um robô desenvolvido em parceria com o Instituto Tecnológico Vale para aplicações em espeleologia; a equipe Sucatão, que apresentará os robôs Hockey, Dohyo e Lego; a equipe Rodetas, com uma competição de futebol de robôs; o projeto IrrigoSystem com um sistema automático de irrigação, e o Carro Biblioteca.

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da escola participaram da Ação do Programa Educativo de Combate aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Foto: Tuila Dias/ACI-UFOP

Segundo a diretora da escola, Sabrina do Rosário Gomes Alves, a unidade sempre realiza parcerias com a UFOP e as ações das quais os estudantes participam hoje somam-se as atividades já realizadas pela escola no âmbito do projeto “Jornada da Saúde. “A parceria com a UFOP é muito importante para nós. Durante toda essa semana estamos realizando várias ações do nosso projeto, como palestras, rodas de conversa e visitas orientadas. Essa parceria só acrescenta no trabalho que estamos desenvolvendo”, disse a diretora.

Outras atividades

Em Ouro Preto, as ações estão concentradas na Praça Tiradentes, no Museu de Ciência e Técnica e no Museu da Farmácia. No Museu de Ciência e Técnica, ocorrerão atividades educativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência da UFOP (PIBID), que atua regularmente em escolas da educação básica da região. Participarão os projetos de Biologia, Educação Física, Filosofia, História, Matemática, Música, Química, Teatro e Interdisciplinar (Ciências, Química, Biologia, Física). Também serão apresentados os jogos digitais do Programa Educativo de Combate aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e o livro História da Ciência em Quadrinhos.

Em Mariana, as atividades se concentram no prédio Padre Avelar, do Instituto de Ciência Sociais Aplicadas (ICSA), onde estão os cursos de: Jornalismo, Serviço Social, Ciências Econômicas e Administração. Nele também serão apresentadas as atividades do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), que oferta os cursos de História, Pedagogia e Letras.

Já em João Monlevade, as escolas da região serão recebidas no Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (ICEA).

Neste evento, a UFOP conta com o apoio do IFMG (campus Ouro Preto) e da Fundação Gorceix. A programação é gratuita.

Mobilização nacional do Dia C da Ciência

Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa, que produz aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil. A iniciativa é do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

Universidades e institutos tecnológicos de todo o País realizarão atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade o conhecimento produzido pelas ICTs e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas. O Dia C da Ciência tem o objetivo de ampliar a divulgação científica no país, que ainda é muito limitada, se comparada ao tamanho da população brasileira.