A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulga, nesta quarta-feira (25/10), a lista dos anteprojetos de escolas estaduais que tiveram seus recursos deferidos e passam a integrar o eixo de pesquisa Territórios de Iniciação Científica (TICS), conforme edital Edital SEE nº06/2017. Esses recursos foram deferidos devido à justificativa apresentada e à relevância do tema para a comunidade. O eixo TICS tinha selecionado 29 anteprojetos e agora, com estes quatro recursos deferidos, chega ao total de 33 anteprojetos.

O eixo de pesquisa TICS faz parte do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, lançado pela SEE. Os Territórios de Iniciação Científica apostam na interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior para que a realidade, os anseios e as trajetórias de vida dos jovens do Ensino Médio e os problemas que enfrentam em seus territórios tornem-se objetos de pesquisa. A previsão de início do projeto é no dia 30 de outubro.

As escolas que tiveram os recursos deferidos no Edital dos Territórios de Iniciação Científica são:

- Escola Estadual Antônio Carlos, de Juiz de Fora, com o anteprojeto: “SEPARAÇÃO DE LIXO ORGÂNICO E USO NO CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E ARBORIZAÇÃO COM PLANTAS NATIVAS DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS”

- Escola Estadual Doutor Edmundo Gouvea Cardillo, de Poços de Caldas, com o anteprojeto: “VIVAS AO BENEDITO! MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE DOS AFRODESCENDENTES EM POÇOS DE CALDAS”

- Escola Estadual Irmãos Guimarães, de Guimarânia, com o anteprojeto “EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A NATUREZA AGRADECE”.

- Escola Estadual José Leandro, de Ouro Preto, com o anteprojeto: “ÁGUA - NOSSO BEM MAIS PRECIOSO”.

Iniciação Científica

O Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio tem por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa e investigação científica em escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, por meio do apoio a projetos de Iniciação Científica a estudantes do Ensino Médio e da concessão de extensão de carga-horária a professores do Ensino Médio, para que desenvolvam os projetos de pesquisa.

O principal objetivo do Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio é incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica no Ensino Médio, oportunizando aos estudantes e professores a identificação de problema, da escola ou da comunidade, e construir coletivamente soluções para resolvê-los ou minimizá-los.