Rede de Assistência Técnica monitora e avalia o desenvolvimento das ações dos PMEs em cada município visando efetivar a cultura do planejamento e gestão democrática na Educação
Durante o mês de outubro, os 35 Avaliadores Educacionais da Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs), estão executando nova rodada de visitas e formações, diretamente com as equipes locais, para discutir sobre a realização de audiências públicas e de conferências de educação, uso de indicadores educacionais e elaboração de relatórios de monitoramento e avaliação dos PMEs.
Os avaliadores foram selecionados e indicados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Segundo o coordenador estadual, Diego Freitas, todo esse esforço tem sido responsável pela manutenção dos Planos Municipais de Educação em movimento desde sua aprovação, no ano de 2015. "É um trabalho ímpar na História do Estado e do Brasil que visa, em sua essência, implantar e efetivar a cultura do planejamento e da gestão democrática na Educação".
Desde a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014, a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, o Ministério da Educação (MEC) e a Undime , foi responsável pela criação de uma Rede de Assistência Técnica composta por Avaliadores Educacionais (AEs) no âmbito do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o coordenador estadual da Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, Diego Freitas, "essa rede tem por escopo fornecer o apoio necessário para que os Municípios mineiros desenvolvam todas as ações atinentes aos Planos Municipais de Educação (PMEs) em consonância com o PNE", explica.
No ano de 2017, continua em curso a fase de execução, monitoramento e avaliação dos PMEs, o que está sendo feito com apoio contínuo, envolvimento das instâncias pertinentes no âmbito municipal e mobilização social.
Os AEs, conforme Freitas, são os responsáveis por compartilharem metodologia de monitoramento e avaliação dos PMEs a serem implementadas pelos próprios Municípios. Além disso, acompanham todo o processo e oferecem apoio para o cumprimento de metas e estratégias propostas nos PMEs.
Com informações da Agência Minas