São peças artesanais, pinturas, esculturas, desenhos e aforismos registrando impressões e interpretações cotidianas dentro e fora do sistema

Os trabalhos artísticos dos estudantes da Escola Estadual Jovem Protagonista, que reúne alunos de sete unidades do sistema socioeducativo continuam expostos no sespaço Núcleo Caminhos do Futuro, do Plug Minas, na Rua Santo Agostinho, 1.441, no Bairro Horto, até sexta-feira (6/10). Essa é a  5ª Edição da exposição Marca Jovem Protagonista.

Exposição Marca está em sua 5ª edição. Foto: Elian Oliveira

São trabalhos e produções dos alunos e alunas da Escola, que atende jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, representando e registrando suas impressões, sentidos e interpretações cotidianas dentro e fora do sistema socioeducativo por meio de expressões artísticas. Marca é um convite a ver os estudantes para além da imagem midiática do “menor infrator”, possibilitando um olhar mais atento para os adolescentes ressocializados.

São desenhos, pinturas, esculturas, artesanatos e aforismos. No dia 03 de outubro, alunos dessas unidades participaram de uma Roda de Conversa com representantes de professores, diretores e da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em culminância da Semana em Movimento, uma ação da campanha Virada Educação Minas Gerais.  Com o propósito de discutir a Juventude, o olhar de cada um sobre “a escola que queremos” os alunos expressaram suas impressões e experiências escolares e apresentaram trabalhos relacionados a filmes que tratam da temática juventudes e os sistemas de ensino no Brasil.