Representando a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, recebeu, na última sexta-feira (29/9), um relatório produzido pelos parceiros do Instituto Península sobre o desenvolvimento do Projeto Impulsiona no Estado de Minas Gerais. Desde o início da parceria com a SEE, em 02 de agosto, o projeto já recebeu 4.421 inscritos, num total de 142 turmas.
O Programa Impulsiona trabalha com formação continuada na modalidade a distância (EAD) gratuita para professores de Educação Física, especialistas das escolas e professores do eixo Esporte e Lazer da Educação Integral, além de disponibilizar materiais em seu sítio eletrônico.

As inscrições continuam abertas e caberá às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) fazer o acompanhamento da adesão dos educadores da rede estadual interessados. Até o momento, foram 2.693 inscrições para o curso Impulsionadores Esportivos, com 83 turmas, e 1.365 para Impulsionadores Estratégicos, com 45 turmas, e 363 Orientadores de Alunos Líderes, com 14 turmas.
Estão disponíveis aos professores e especialistas das escolas, 08 cursos de esportes diferenciados, além dos cursos de Impulsionador Esportivo e Impulsionador Estratégico, durante o segundo semestre de 2017: Golfe, Miniatletismo, Hóquei, Tênis, Rugby, Goalball, Futebol de 5 e Ginástica. As inscrições foram abertas no dia 7 de agosto e podem ser feitas pela Internet, via site da Escola Interativa ou por este link. O programa oferece cursos on-line, via plataforma e-Proinfo (MEC).
A ideia central é impulsionar a educação esportiva nas escolas, fazendo com que os alunos adotem um estilo de vida mais ativo e saudável. Tem como objetivos centrais o incentivo a prática de novos esportes na escola, o trabalho com as competências socioemocionais por meio do esporte e dos seus valores e o fortalecimento da cultura esportiva em cada comunidade escolar. Por meio do seu compromisso com o desenvolvimento integral do aluno, o Impulsiona utiliza a temática do esporte para trabalhar as competências socioemocionais em cinco dimensões: abertura a novas experiências, consciensiosidade, extroversão, amabilidade e estabilidade emocional.
Vanderson Berbat, Coordenador Pedagógico do Programa Impulsiona, disse que a ideia é fazer com que os professores estejam motivados e capazes de dialogar nessas formações com coordenador pedagógico para entender que Educação Física pode interagir com todos os conteúdos.
Para Maria Heloísa Morel, diretora do Instituto Península, o Impulsiona reúne esforços capazes de associar a contribuição da educação com prática esportiva nas escolas públicas e aumentam as chances das crianças de vivenciarem os valores do esporte se desenvolvendo no tempo integral. “Nosso sonho é daqui a 4 anos de parcerias, trazer a ideia de que a educação esportiva é importante ferramenta no processo de aprendizagem e que não é periférico”, disse a subsecretária Augusta Mendonça.
Segundo o coordenador pedagógico do Programa, em todo o Brasil são 8.900 professores fazendo cursos, sendo que 4 mil em Minas Gerais, “o que comprova que houve uma incorporação pela SEE em sua política educacional”.
Por Elian Oliveira (ACS/SEE-MG)