Trabalhos poderão ser inscritos até o dia 25 de setembro e resultado da seleção está previsto para o dia 20/10

As escolas estaduais interessadas ainda podem inscrever seus trabalhos para fazer parte do eixo de pesquisa Territórios de Iniciação Científica (TICs) até o dia 25/9, próxima segunda-feira. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) prorrogou o cronograma para inscrição e análise de trabalhos desse eixo , que integra o Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio. A inscrição deve ser feita na Internet através de preenchimento deste formulário eletrônico.  A prorrogação foi divulgada no Diário Oficial Minas Gerais desta terça-feira (20/9). O resultado final dos projetos e escolas selecionados deve ser divulgado no dia 20/10 e a previsão de início do projeto é no dia 30 do mesmo mês.

Serão selecionados 47 projetos de autoria de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual para integrar os TICs, sendo uma escola por Superintendência Regional de Ensino (SRE), conforme as regras do edital SEE nº 02/2017. Os Territórios de Iniciação Científica apostam na interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior para que a realidade, os anseios e as trajetórias de vida dos jovens do Ensino Médio e os problemas que enfrentam em seus territórios tornem-se objetos de pesquisa.

Cada escola pode participar da seleção com um projeto, com até sete estudantes pesquisadores e um professor orientador. A participação dos estudantes no projeto de pesquisa é voluntária e os professores serão remunerados para a atividade de orientador de pesquisa, por meio da extensão de carga-horária. A carga horária semanal obrigatória voltada às atividades de orientação das pesquisas será de cinco horas, sendo realizada no contraturno. Para participar o estudante deve estar matriculado e frequente no 1º ou no 2º ano do Ensino Médio em uma escola estadual. O professor orientador deve ser efetivo e atuar como regente de aulas no Ensino Médio Regular. 

O Processo de Seleção compreenderá a análise dos anteprojetos inscritos, bem como do currículo do professor orientador, com base nos pré-requisitos e critérios descritos no edital. No ato da inscrição, deverão ser informados os dados de todos os estudantes e do/a professor/a que comporão o coletivo de pesquisa, além do anteprojeto, cuja elaboração deve partir de uma situação-problema que se pretenda pesquisar. É importante que os problemas de pesquisa envolvam questões de relevância para a comunidade ou para a sociedade como um todo.

Iniciação Científica

O Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio é uma iniciativa da SEE, coordenado pelas Superintendências de Ensino Médio, Juventudes e Educação Profissional e de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino. Tem por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa e investigação científica em escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Minas Gerais, para estudantes, e conceder extensão de carga-horária a professores do Ensino Médio, para que desenvolvam os projetos de pesquisa selecionados.A ideia é incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, oportunizando aos estudantes e professores a identificação de problemas, da escola ou da comunidade, e a construção coletiva de soluções para resolvê-los ou minimizá-los.

Fazem parte do programa os eixos “Núcleo de Pesquisa e Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diáspora – Ubuntu/Nupeeas”; “Territórios de Iniciação Científica (TICs)”; e Conexões de Saberes .