Evento é parte da Proposta de Redesenho Curricular (PRC) do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)

A Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral, no município de Patrocínio, no Território Triângulo Norte, promoveu, no último mês, o “Sarau Literário – Explosão das Artes”. O evento foi planejado e executado pela equipe de professores e por 150 alunos das turmas dos 2º e 3º anos do ensino médio, do turno da manhã, com o propósito de promover atividades lúdicas, abordando o tema “Modernismo” com ênfase no autor mineiro Carlos Drummond de Andrade, através de dança, desafios musicais e recital de poesias.

O projeto, de caráter interdisciplinar, foi coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Nília Helena Ferreira Costa, em parceria com os professores de História, Geografia, Arte, Educação Física, Sociologia e Filosofia, contando com o apoio da equipe diretiva e pedagógica da escola. Foi apresentada também a peça teatral “O auto da compadecida”, com o objetivo de compartilhar experiências culturais no ambiente escolar. O Sarau contou com uma plateia de 450 jovens das demais turmas da escola e da comunidade local.

No sarau literário houve várias manifestações artísticas. Foto: Divulgação/ACS-SEE

De acordo com a diretora da Escola, Eliane Lopes Trevisanuto, o projeto “Sarau Literário – Explosão das Artes” contribuiu significativamente para que os alunos tivessem acesso e utilizassem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e prática. “Esta foi a forma encontrada pela escola para possibilitar o acesso do aluno à literatura especializada e às atividades culturais, contribuindo para que pudessem apreciar, comentar e fazer juízo crítico e cultural mediante as experiências vivenciadas no ambiente escolar”, disse a diretora.

O Sarau Literário faz parte do Proposta de Redesenho Curricular (PRC) do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do Ministério da Educação, desenvolvido a partir de adesões realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e pela própria escola. As ações que compõe a PRC do ProEMI foram propostas coletivamente pelos docentes e desenvolvidos pelas escolas estaduais de ensino médio.