A Secretária de Educação, Macaé Evaristo, participou, na manhã desta quinta-feira (31/8), da abertura do Fórum Regional de Governo - Território Alto Jequitinhonha, em Itamarandiba. Na ocasião, o governador Fernando Pimentel recebeu o título de cidadão honorário da cidade.
Durante a tarde, Macaé Evaristo participa de encontro com secretários municipais de educação e diretores de escolas e das jurisdições das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Diamantina, Araçuaí e Guanhães. A secretária fará um apelo para a adesão dos municípios ao sistema avaliativo de Minas Gerais.
O sistema permite que o secretário municipal saiba sobre a proficiência de cada aluno e de cada escola, o que permite trabalhar em diversas frentes no sentido de identificar e buscar soluções que afetem o processo de aprendizagem. De acordo com Macaé, “o propósito desse sistema é de que as informações da avaliação fiquem cada vez mais transparentes”.

O secretário municipal de educação de Chapada do Norte, Odair José de Macedo, disse que seu município já aderiu. “É inovador e julgo eficiente, em breve veremos os resultados que servirão com base para traçar estratégias, planos que melhorem significativamente a qualidade da oferta na educação em nossos municípios”, afirmou o secretário municipal. Ele conta que compareceu ao evento para conhecer melhor as políticas que vem sendo implementadas pelo Governo na Educação. “Vivemos um momento em que necessitamos de capacitação, de recursos e programas que viabilizem as pautas principais da educação. Para toda esfera de administração acho que o diálogo é primordial, seja nos encontros com a secretária Macaé ou nos fóruns”, destacou.
O secretário, acompanhado por uma equipe da rede municipal de ensino, falou da importância de um secretário que vai à ponta e conhece as realidades. “Estou certo que após esses encontros a secretária volta sensibilizada e os retornos às questões postas nas rodas de conversa terão retorno mais breve”, pontou.
Para o superintendente regional de ensino de Diamantina, Leonardo Soares, o papel das superintendências não se resume à participação nesse fórum. “Temos toda uma caminhada anterior, que passa pela articulação das políticas públicas que os fóruns buscam construir. Mobilizamos secretários de educação, diretores de escola e movimentos sociais”, conta. A SRE Diamantina atende a 25 municípios do Alto Jequitinhonha e Região Central, com 120 escolas estaduais.
O prefeito de Itamarandiba e presidente da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (AMAJE), Fernando Alves, agradeceu a presença do governador e seu secretariado. “Esta gestão inaugurou uma nova era em nosso estado. A do diálogo com a população, o fim dos gabinetes e dos engravatados, e a prova disso é a presença de um governador e secretários em nossa cidade, algo que não acontecia há mais de duas décadas”, concluiu.
Por Elian Oliveira (ACS/SEEMG)