Parceira entre a SEE, a Fundação Itaú Social e o Cenpec, Programa Jovens Urbanos aconteceu em 9 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), lança nesta quarta-feira (30 de agosto), às 9h30, o livro “Itinerário para as Juventudes e a Educação Integral em Minas Gerais - Parte I – Concepções e Metodologias”.
O livro traz o resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Jovens Urbanos, que aconteceu no ano passado em 9 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e envolveu cerca de 600 estudantes. O Programa criou e disseminou tecnologias de trabalho por meio da formação de profissionais que atuam com o público jovem. Ampliação do repertório e do capital cultural dos jovens, inserção produtiva, iniciação científica e participação na vida pública, além da contribuição para que esses jovens concluam o Ensino Médio e tenham acesso ao Ensino Superior, foram alguns dos pontos desenvolvidos pelo projeto.
O Jovens Urbanos possibilitou a realização de dezenas de oficinas de experimentação tecnológica em diversas áreas, como gastronomia, grafite, fotografia, paisagismo, organização urbana e expressão corporal. Participaram dessa edição do projeto as escolas estaduais Santa Quitéria, de Esmeraldas; Romualdo José da Costa e Antônio Miguel Cerqueira Neto, de Ribeirão das Neves; Celso Machado e Engenheiro Prado Lopes, de Belo Horizonte; Geraldo Teixeira da Costa e Tancredo de Almeida Neves, em Santa Luzia; José Brandão, de Caeté; e Joaquim Correa, de Juatuba. Os critérios de seleção das escolas levaram em conta o maior adensamento de matrículas no ensino médio, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a localização em regiões com vulnerabilidade social. Elas foram indicadas pelas Superintendências Regionais Metropolitanas (SREs A, B e C). Já o conteúdo das oficinas foi escolhido durante rodas de conversa entre alunos e corpo docente.
Livro
O livro “Itinerário para as Juventudes e a Educação Integral em Minas Gerais - Parte I – Concepções e Metodologias” pretende ser um instrumento de disseminação de concepções e metodologias de atuação da escola com as juventudes, considerando o particular contexto do ensino médio integral. Orientado pelas metodologias do Programa Jovens Urbanos em diálogo com as políticas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o livro oferece algumas trilhas de saberes e práticas para a educação integral de jovens, delineando a primeira parte de um itinerário para uma escola transformadora.
Todas as 3.654 escolas da rede estadual receberão pelo menos um exemplar desta edição, que também estará disponível gratuitamente na internet, neste LINK.
Serviço
Lançamento do livro “Itinerário para as Juventudes e a Educação Integral em Minas Gerais Parte I – Concepções e Metodologias”
Data: 30 de agosto de 2017 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: PlugMinas – Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto