Nove escolas de Várzea da Palma e Lassance foram as primeiras contempladas, com mais de 2900 kits distribuídos pelo Governo do Estado

Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Educação de Lassance e Várzea da Palma foram os primeiros a receber os kits de material escolar distribuídos pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado de Educação (SEE). A distribuição teve início na semana passada. Foram 2.957 conjuntos para nove escolas, compostos de dois cadernos brochurão, um bloco de desenho e um mapa dos territórios e microterritórios de Minas Gerais. A ação tem como objetivo suprir a carência de material escolar, garantindo condições dignas de aprendizado.

Cerca de 310 mil deverão ser distribuídos ainda no segundo semestre de 2017, de um total de 800 mil até 2018. As áreas de menor poder aquisitivo serão as primeiras a receber o material. Segundo a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Aparecida Neves de Mendonça, essa é uma iniciativa adotada pela primeira vez na história da Educação no Estado. “E é resultado de iniciativas que visam assegurar a permanência nas escolas e a boa aprendizagem de jovens e adolescentes”.

Os estudantes do Ensino Fundamental começaram a receber os kits Educação. Foto: Arquivo SEE

A Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira, em Várzea da Palma, recebeu 520 kits, que começaram a ser distribuídos nesta segunda feira aos alunos de sua escola. A diretora da escola, Geílda Maria Alves Mendes, relata como a comunidade escolar recebeu a iniciativa. “Ficamos surpresos, pois só ficamos sabendo na semana passada. Os alunos adoraram, acho que o material pode contribuir para a melhoria na qualidade de produção de texto, podemos fazer um livrinho para guardar de lembrança. Quanto ao mapa, vamos incentivar os professores a usarem ao máximo”.

A professora Valquíria de Almeida Brant disse que o material poderá ser utilizado em atividades extras. É assim que os estudantes Marco Aurélio Medeiros Correia da Silva e Caio Henrique , ambos do 6º ano, vão utilizar os materiais. “Gostei demais do kit, principalmente do bloco de desenhos e do mapa. Gosto muito de desenhar”, relata Marco Aurélio.

O material escolar começou a ser distribuído em escolas de áreas de vulnerabilidade social. Foto: Arquivo da SEE

Situada também em Várzea da Palma, a Escola Estadual Joseph Hein foi contemplada com 480 conjuntos de material escolar. Segundo a diretora Marcela Cristina dos Santos a recepção foi muito positiva. “Nossa realidade aqui é de muita carência e qualquer material é bem vindo”. A escola atende a 1.370 alunos nas modalidades de ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante.
Para a Escola Estadual José Soares Dias em Lassance, foram destinados 154 kits. Marileide Aparecida Pereira de Paula Resende, diretora da escola, disse que recebeu a notícia na terça-feira e na quinta buscou o material na unidade da Polícia Militar. Segundo a supervisora pedagógica Margareth Pereira de Paula Soares, o material pode “contribuir inclusive na autoestima, já que são todos muito carentes e esse material já complementa os já adquiridos”.