Resultado foi divulgado na segunda-feira (14/08). Sete são alunos de escolas públicas, sendo quatro da Rede Estadual de Ensino

A Câmara dos Deputados divulgou, na segunda-feira (14/8), o resultado dos estudantes classificados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017, que acontecerá entre 25 e 29 de setembro, em Brasília. Dos oito estudantes classificados por Minas Gerais, quatro estudam na Rede Estadual de Ensino: Ana Lidia Resende Paula, da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, em Lima Duarte; Julyellen Fidelis Mazini, da Escola Estadual Professor Quaresma, em Cataguases; Lucas Gomes de Carvalho, da Escola Estadual Joaquim Corrêa, de Juatuba; e Miguel Borges Silva Pereira, da Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis. 

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar, na Câmara dos Deputados. São, no total, 78 vagas, sendo oito para o Estado de Minas Gerais. Para participar, os estudantes precisavam escrever um projeto de lei que tratasse da realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas.

Classificado em segundo lugar entre os estudantes mineiros, Miguel Borges Silva Pereira, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis, elaborou um projeto de lei que torna obrigatório, em todo o território nacional, a aceitação, pelas Assembleias Legislativas, de projetos de iniciativa popular. “Apenas cinco estados dispõem desse mecanismo de participação popular, e com uma lei federal, seria obrigatório em todos os estados da federação”, relata o estudante. Miguel conta que foi auxiliado na construção do texto de forma a obedecer as regras do parlamento. “Foi minha primeira participação e consegui apoio de assessores da Escola do Legislativo da Câmara de Divinópolis e do professor de português Samuel Marques”, diz.

Antes de viajar, os jovens parlamentares farão curso sobre o funcionamento da Câmara dos Deputados e como se comportar durante as sessões. Na jornada parlamentar, os escolhidos são empossados como deputados jovens e têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar crítico sobre sua realidade. Somado à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos estudantes e o seu protagonismo político.

Completam a lista dos classificados os alunos Everton da Fonseca Nunes, do Centro Federal EducaçãoTecnológica (Cefet), campus Varginha; Fernando Eduardo Pinto Moreira, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Congonhas; Israel Mateus Melo de Oliveira, do Cefet de Varginha; e Yago Pessoa Lima, da Escola Professor Jairo Grossi, em Caratinga. Uma pré-seleção dos candidatos foi realizada pela Secretaria de Estado de Educação, seguindo os critérios e diretrizes gerais estabelecidos pela Câmara de Deputados.

A 14ª edição do PJB é promovida pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Acesse aqui a lista completa com os estudantes classificados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017.