Iniciativa servirá de inspiração e subsídio para a construção colaborativa do Programa. O prazo de inscrição é até o dia 18 de agosto

Com o objetivo de construir de forma colaborativa o Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, a Fundação Renova vai mapear conhecimentos de pessoas, comunidades e instituições sobre o tema, por meio de uma Chamada. A instituição irá selecionar exemplos de boas práticas e iniciativas que estão fazendo a diferença no cuidado com a bacia hidrográfica, a partir de quatro dimensões: social, ambiental, econômica e cultural. Para isso, serão analisados essas experiências, levando-se em conta os problemas levantados e as soluções implementadas.

O prazo de inscrição das iniciativas é até o dia 18 de agosto, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site da Fundação ou nos Centros de Informação e Atendimento da instituição. Vídeos e fotos podem acompanhar o envio do material.
Os resultados das experiências selecionadas serão divulgados no período de 11 a 22 de setembro de 2017, na internet em: http://www.fundacaorenova.org/, nos postos de atendimento da Fundação Renova, enviados para o e-mail dos participantes e, ainda, por contato telefônico.

O objetivo da iniciativa é mapear experiências de revitalização das águas, dos peixes, das plantas, do leito, das margens do rio, da cultura, dos modos de vida e das tradições que possam contribuir e inspirar o processo de elaboração do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce.

Ao todo, serão selecionadas 40 experiências e boas práticas que participarão do Encontro de Prosa e Saberes para a Revitalização da Bacia do Rio Doce e da publicação de um livro contendo essas experiências. As práticas selecionadas poderão ainda subsidiar a elaboração do Programa de Educação para Revitalização da bacia do Rio Doce. O Encontro ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro e promoverá um diálogo entre as experiências, fortalecendo a costura de uma rede de práticas ao longo da bacia. As despesas referentes ao transporte e hospedagem dos participantes selecionados serão custeadas pela Fundação Renova.

Para esclarecer dúvidas e obter informações, escreva para chamada.educacao@fundacaorenova.org.

A Fundação

Muita coisa mudou desde o dia 5 de novembro de 2015. Com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, muitos distritos foram impactados, famílias tiveram que deixar suas casas, comunidades ficaram sem água, pescadores e produtores rurais perderam seu trabalho.

A Fundação Renova foi instituída para executar e fazer a gestão dos programas socioambientais e socioeconômicos de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), celebrado entre as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, a União e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A construção do Programa de Educação Ambiental integra o conjunto de ações previstas neste Termo. A implementação e atuação do Programa têm duração prevista de 10 anos.

Com informações da Fundação Renova