A nova fase da competição, que acontece em Uberaba, no Território Triângulo Sul, vai até o dia 5 de agosto  

As equipes campeãs nas fases regionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) começam agora uma nova fase da competição. Os jogos da etapa estadual do JEMG terão início nesta segunda-feira (31/07) e serão realizados até o próximo sábado (05/08), em Uberaba, no Território Triângulo Sul. A estadual é a última etapa dos Jogos Escolares, competição que é organizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (SEESP) e Educação (SEE).

Nesta fase, além das disputas nas modalidades coletivas e individuais, também fazem parte os esportes paralímpicos: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A modalidade de parabadminton acontece em caráter de demonstração.

Os campeões da última fase do JEMG representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, eventos realizados, respectivamente, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles que têm entre 15 e 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.

As disputas regionais definiram os classificados para a fase final da competição, que acontece até sábado em Uberaba. Foto: Renata Silva/SEESP

JEMG

O JEMG, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do Estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos. Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830. Ou seja, 97% dos municípios mineiros participaram das disputas. Em 2017, o JEMG contar com a participação de cerca de 35 mil alunos-atletas de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado.

Com informações da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP)