São 60 vagas, abertas a qualquer aluno que concluiu ou esteja cursando o Ensino Médio na rede pública

O prazo para se inscrever para o Curso Técnico em Informática, no Instituto São Rafael, no Barro Preto, em Belo Horizonte, termina hoje (31/07), às 17 horas. O curso é gratuito e integra a Rede de Estadual de Educação Profissional (REDE), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). São ofertadas 60 vagas (30 para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde) destinadas a qualquer aluno que concluiu ou esteja cursando o Ensino Médio na rede pública.

A prioridade no preenchimento das vagas é para pessoas com deficiência, mas qualquer estudante interessado, com deficiência ou não, pode se inscrever para concorrer a uma vaga no curso técnico gratuito. Em caso de o número de inscrições for maior que as vagas oferecidas, será realizado sorteio público entre os pretendentes.

Os interessados deverão procurar o Instituto na Avenida Augusto de Lima, 2109, no Barro Preto, nos horários de 7 às 11h30 e de 13 às 17h, portando os seguintes documentos:

- Certificado/Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou declaração de matrícula, em 2017 do Ensino Médio;
- 02 fotos 3x4. (recentes);
- Carteira de identidade e CPF;
- Titulo de eleitor e comprovante de quitação eleitoral.
- Comprovante de residência (preferencialmente conta de luz - atual);
- Comprovante de estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino, dispensada a exigência quando se tratar de cidadão com mais de 45 anos.
- Laudo ou Relatório Médico que comprove a deficiência (atualizado), para pessoas com deficiência.

O candidato deverá apresentar originais e cópias de todos os documentos no ato da inscrição. O curso começa no dia 1º de agosto, com aulas presenciais de 2ª a 6ª feira. A carga horária é de 1.200 horas, em três módulos, e a duração é de um ano e meio.

Massoterapia

Esta é mais uma iniciativa do Instituto, seguindo orientação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de políticas inclusivas. O Instituto São Rafael já oferece também o curso Técnico em Massoterapia para o público em geral. Desde abril, já funcionam três turmas mistas na escola, uma pela manhã e duas à tarde, com 69 alunos, entre eles 24 com algum tipo de deficiência.