Espetáculo “Memórias de Bitita” já foi apresentada em escolas do sistema socioeducativo no ano passado. Foto: Arquivo SEE

Com ingressos gratuitos para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Grupo Circo Teatro Olho da Rua apresentará, na próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, a peça “Memórias de Bitita – O coração que não silenciou”.

O trabalho é uma livre adaptação da obra da autora negra Maria Carolina de Jesus, elaborada pela pesquisadora e atriz Carlandréia Ribeiro, que se especializou nos textos “carolinianos” para retratar no teatro todo o lirismo da escritora homenageada.

O espetáculo é parte da Mostra do Teatro Negro Quilombô, que comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no dia 25 de Julho, e em memória à data brasileira instituída como o Dia de Tereza de Benguela (líder do Quilombo de Quariterê no Vale do Guaporé, no Mato Grosso). A sessão da quinta-feira será especial para alunos da EJA, mas também aberta ao público em geral, com ingressos a R$10.

Em 2016, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) firmou parceria com o Grupo Circo Teatro Olho da Rua visando a apresentação do espetáculo “Memórias de Bitita – O coração que não silenciou” nas dependências das escolas estaduais do sistema prisional e socioeducativo.