Premiados nas Olimpíadas Internacionais da Matemática, alunos e professores da Escola Estadual Maurício Murgel, de BH, participam de competição na Ásia
Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Murgel, localizada em Belo Horizonte, Juliana Luiza Paula de Araújo (1º ano), Patrick César Soares e Mileny de Oliveira Peixoto (ambos do 2º ano) foram selecionados para representar Minas Gerais na delegação brasileira que participará, entre os dias 2 e 6 de agosto, da Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2017, na cidade de Kuala Lumpur, Malásia. Eles embarcam no domingo (30/07) para uma viagem de 48 horas e serão acompanhados pelo professor de Matemática e vice-diretor da escola Cristiano de Souza Rodrigues.
Os alunos foram selecionados entre outros 78 dos três anos do Ensino Médio, através de provas de matemática e inglês, elaboradas pela equipe da Maurício Murgel. A escola foi convidada pela secretaria regional da AIMO pelo bom desempenho nas Olimpíadas Internacionais de Matemática nos dois últimos anos, promovidas pelo Programa de Olimpíadas do Conhecimento (rede POC), instituição privada de intercâmbio científico juvenil que tem com objetivo promover, junto aos estudantes, o estímulo e interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo a diretora da Escola, Sônia Marinho, a participação da unidade de ensino valoriza a Educação e é um “motivo de incentivo para todos os alunos, além de ser uma oportunidade única para os selecionados. A indicação da escola é resultado do esforço, envolvimento e empenho de toda a comunidade escolar”.

Para Patrick César Soares “só de pensar que poderia ser um dos selecionados foi motivo de muita alegria e também nervosismo, mas o conhecimento adquirido no decorrer da vida estudantil e o foco nos enunciados das questões fazem a diferença para conseguir algo. Sinto que estou preparado para a concorrência no evento internacional “.
Selecionada, Mileny de Oliveira Peixoto disse que ficou paralisada ao saber o resultado. “E agradeço muito à motivação e o incentivo de minha mãe”. Para ela, a perseverança e acreditar em si mesma foi base de sua conquista.
Juliana Luiza Paula de Araújo disse que no dia da prova estava muito nervosa. “ Cheguei a pensar em não participar, pois duvidava que conseguiria, mas resolvi que se não fosse, eu me arrependeria. Durante a prova não deixei o nervosismo me controlar e fiz o que sabia fazer, dando o meu máximo nas questões que não sabia. Reconheci que estava difícil e que estudaria mais se fosse selecionada. No mesmo dia, no período da noite, vi que tinha sido selecionada e fiquei muito feliz. Contei para meus pais , irmã e amigos mais próximos. Agora estou na espera para a viagem, estudando para ter uma boa colocação na olimpíada e conseguir realizar esse sonho”.
Nas olimpíadas na Malásia participam mais de 2 mil estudantes de 13 países, matriculados do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou qualquer série do Ensino Médio. Os testes são condizentes com o ano escolar de cada participante. A prova é em inglês, com duração máxima de 2 horas, e valerá 150 pontos divididos em três seções de 12, 10 e 8 questões consecutivamente. A olimpíada utiliza apenas testes escritos. Os participantes precisam apenas escrever a resposta final, uma vez que justificativas e desenvolvimento não são avaliados.
Cada escola pode participar com equipe entre três e 15 estudantes, acompanhados por pelo menos um responsável. Durante os testes, os alunos não poderão consultar livros, dicionários, anotações ou usar calculadoras ou equipamentos eletrônicos. Não é permitida a comunicação com outros participantes, e o acesso às provas só acontecem no momento da aplicação.
A AIMO é uma iniciativa conjunta de três instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, China Education Research Association e Hong Kong Mathematical Olympiad Association.
Por Elian Oliveira (ACS/SEEMG)