Alunos do projeto Elevação de Escolaridade estiveram em Belo Horizonte e participaram de intervenções culturais no centenário de Murilo Rubião

Alunos da Escola Estadual Abre Campo, que pertence à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova, participaram, na última quinta-feira (6/7), na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, de celebração literária em comemoração aos 100 anos do escritor Murilo Rubião, com a exposição “Absurdos: Murilo Rubião 100 anos”. Os 44 estudantes, entre eles 11 do projeto Elevação de Escolaridade - Metodologia Telessala, são da cidade de Abre Campo, a 235 km da capital mineira. Durante a visita, os alunos também assistiram a intervenções executadas pelo grupo de teatro Armatrux.

Alunos de Abre Campo estiveram na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.Foto de Arquivo da Escola

O projeto artístico e literário “Absurdos” propõe um diálogo entre a exposição e a cidade por meio de intervenções poéticas e performances na praça. O “cortejo rubiano” aconteceu no coreto da Praça, onde os estudantes foram acolhidos pelos personagens dos diversos contos do autor com músicas e encenações. O evento encerra o ano de comemorações pelo centenário do escritor mineiro Murilo Rubião, precursor do realismo fantástico no Brasil.

O projeto Elevação de Escolaridade - Metodologia Telessala responde pela correção de fluxo de estudantes de 15 a 17 anos em distorção idade/ano dos anos finais do Ensino Fundamental, em todas as 47 as SREs. As turmas contam com um professor que trabalha todos os conteúdos, distribuídos em três módulos: “O ser humano e sua expressão”, com foco nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Ciências e Educação Física; “O ser humano interagindo com o espaço”, trabalhando prioritariamente os componentes curriculares de Geografia, Matemática e Ensino Religioso; e o eixo “O ser humano em ação e sua participação social”, no qual são enfatizados História, Língua Estrangeira Moderna e Artes.

Foram 44 alunos da Escola Estadual Abre Campo. Fotos de Arquivo da Escola

“Gostei muito do conto Bárbara e aproveitei essa oportunidade para saber mais sobre o autor que a gente estudou na sala de aula”, contou a estudante, Anelisa Mendes, de 17 anos, que integra uma turma do projeto Telessala. “É um momento importante para todos nós da Telessala, que nos envolvemos com o escritor Murilo Rubião que foi trabalhado no Percurso Livre de Língua Portuguesa. É gratificante trabalhar nesse projeto, pois a gente cria vínculo com os alunos e a aprendizagem é significativa”, destacou a professora Maria das Graças Amorim de Sousa, da Escola Estadual Abre Campo.

O evento foi em homenagem ao escritor mineiro Murilo Rubião. Fotos Arquivo da Escola.

O Grupo de Teatro Armatrux, que nasceu em 1991, destaca-se pela construção de uma estética que alinha o trabalho físico, a manipulação de objetos e bonecos, a construção de imagens e os recursos circenses. Através de várias parcerias artísticas, o Grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta a diversas possibilidades de encenação.

A exposição, que começou no dia 10 de junho, permanece na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa até dia 31 de julho, com entrada gratuita, entre 8 e 18 horas, de segunda a sexta e sábados, das 15h30 às 21h e no domingo entre 18 e 21 horas.