Iniciativa, desenvolvida em parceria com a SRE Divinópolis, proporciona preparação gratuita e de qualidade para o Enem

Estudantes de baixa renda das escolas públicas estaduais de Divinópolis têm a oportunidade de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através de cursinho inteiramente gratuito e ministrado por professores universitários voluntários. O Cursinho Popular Darcy Ribeiro é resultado de uma proposta sugerida pelo estudante Lucas Viana, do curso de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJR), Campus Dona Lindu, e apoiada por outros colegas de curso, que foi abraçada por outras instituições superiores de ensino da cidade, em parceria e apoio pedagógico da Superintendência Regional de Ensino (SRE/Divinópolis).

O projeto, iniciado em 2015, proporciona aos estudantes uma preparação gratuita e de qualidade para o ENEM e compartilha conhecimentos complementares que possibilitam a cada participante o exercício da sua cidadania. Participam do projeto a SRE de Divinópolis, a UFSJR, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Unidade Divinópolis.

Iniciativa foi apresentada em coquetel realizado na unidade Divinópolis da UEMG. Foto: Elvis Gomes (Assessoria de Comunicação UEMG Divinópolis)

Segundo o diretor da SRE/Divinópolis, Silvio Faria Novais, a primeira turma deste ano, com 45 alunos, começou as aulas em maio. Elas são ministradas nas instituições de ensino superior e técnico parceiras. Em agosto será formada uma nova turma com mais 45 alunos do 3º ano do Ensino Médio. “A grande vantagem é que eles estudam já no ambiente universitário e se utilizam dos laboratórios das instituições. As aulas são no período da tarde. A partir de agosto serão oferecidas também no período noturno, de segunda a sexta-feira, e aos sábados há revisão. Elas vão até a última sexta-feira anterior às provas”, conta Sílvio. Os estudantes da rede pública interessados podem se informar sobre o cursinho popular Darcy Ribeiro na SRE Divinópolis.

Por Elian Oliveira (ACS/SEEMG)