Unidade Escolar é referência em Educação do Campo em Minas Gerais e já recebeu diversas medalhas na Olimpíada de Matemática
A secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo participou, na última sexta-feira (23/06), de diversas atividades durante a sua visita ao município de Inhapim. A agenda teve início com muita festa e apresentação de números culturais na Escola Estadual Querobino Marques de Oliveira, situada na Vila Marques, zona rural de Inhapim, onde conheceu projetos e programas desenvolvidos pela escola. A unidade é referência na Educação do Campo do Estado, apresentando altos índices nos resultados avaliativos e participação em olimpíadas do conhecimento. Os alunos receberam diversas medalhas de ouro, prata e bronze, nas duas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Na ocasião, a secretária aproveitou a oportunidade para confirmar a construção da nova sede da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste, jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, uma demanda antiga da comunidade. Macaé Evaristo anunciou que o valor de R$ 1.000.000,00 já se encontra na conta da Prefeitura, que fará a gestão da construção, após parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Leste.

Na Escola Estadual Querobino Marques de Oliveira, Macaé Evaristo foi recebida pela diretora da SRE Caratinga, Landislene Gomes Ferreira; a secretária de educação do município de Inhapim, Leilamar Pires Gonçalves Santos; a diretora da Escola, Ângela Aparecida Barbosa; e pela nora do doador do terreno onde foi construída - Arnolfo Marques de Oliveira -, dona Marta Marques, além de autoridades municipais e comunidade local. Ela conheceu diversos projetos e programas voltados para a Educação do Campo e participou de uma agenda cultural apresentada pelos próprios alunos, que incluíram recital de poesia, cantos e danças. A secretária visitou as salas de aula, onde conversou e respondeu perguntas dos alunos; a secretaria; a diretoria; a sala dos professores; e a cantina da escola.

Para receber a Secretária, os alunos trabalharam a biografia da educadora Macaé Evaristo, e a reproduziram com textos, fotos e desenhos exibidos nas dependências da unidade. A comunidade preparou café da manhã, com produtos naturais produzidos na região e servidos pelos próprios alunos. Macaé participou de uma mesa composta por representantes de turma da escola.
“Conhecendo um pouco mais a agenda das escolas, penso quanto vigor temos em cada unidade escolar e como é potente a construção pedagógica nas nossas escolas. Essa visita na escola do campo me fez pensar sobre princípios fundamentais quando olhamos para a importância da escola pública. Precisamos chegar nas comunidades onde nenhuma outra política pública chega. As famílias das comunidades lutam muito pela educação e nossa tarefa é muito importante no diálogo com essas comunidades, estar dedicados a uma agenda de compromisso com seu desenvolvimento”, declarou a secretária de Educação.
Macaé ressaltou que para construir uma educação democrática e de qualidade é preciso amar a escola, nossos educadores e nossas comunidades. “O desenvolvimento de Minas Gerais só será possível se fortalecermos nossas instituições educativas, onde se constroem sonhos e esperanças para nossos jovens”, relatou.

A diretora Ângela Aparecida Barbosa pontuou: “somos uma escola pequena, com 93 alunos, e a maior parte dos professores e funcionários são efetivos, trabalham aqui há muito tempo, alguns há mais de dez anos. Aqui firmamos raízes, todos se conhecem, sabemos nome e sobrenome, conhecemos os familiares de cada aluno, isso nos permite projetos educacionais efetivos que realmente desenvolvam o processo educacional de forma que o aluno aqui se desenvolva usando os recursos que o próprio campo oferece. Esse é o diferencial”.

A Escola Estadual Querobino Marques de Oliveira, situada no Km 495 da BR 116, é uma escola do campo, construída em um terreno doado pela comunidade, na Vila Marques, zona rural de Inhapim. A escola atende a 93 alunos, dos quais aproximadamente 35% são oriundos da cidade de Inhapim. Em 2015, os alunos Erlon Kelvim Vieira Gomes e Mariana Augusta de Oliveira Maciel receberam medalhas de bronze na Obmep e, em 2016, Erlon e Leonardo Torres da Silva foram medalhas de ouro. Marina Alves Ayres e Mariana Augusta de Oliveira Maciel receberam medalhas de prata.