Macaé Evaristo reuniu-se com servidores e servidoras da educação das redes estadual e municipal, durante encontro no Paço Municipal

A Secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, participou, na última sexta-feira (23/6), de encontro com servidores das redes estadual e municipal de ensino de Inhapim, realizado no Paço Municipal da cidade. O evento fez parte da abertura da Semana Literária, que acontece entre 26 de junho e 1º de julho, e contará com passeatas literárias, aulas de violão públicas, apresentações e exposições, arrecadação de livros para a biblioteca do município, bandas de música, dentre outras atrações.

Secretaria se reuniu com servidores das redes Estadual e Municipal de Educação de Inhapim. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Essa agenda compôs a programação do encontro de servidores das redes estadual e municipal de ensino de Inhapim. Na ocasião, a secretária de Educação Macaé Evaristo falou sobre a importância do docente no processo de ensino e aprendizagem e a articulação da educação com outras políticas públicas desenvolvidas pelo estado e o município de forma a contribuir para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Em sua palestra a secretária propôs um momento de reflexão sobre os desafios e o potencial educativo do território que contribuam para uma educação de qualidade.

Macaé defendeu uma educação baseada na pluraridade e falou sobre a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e suas 20 metas, entre elas, a ampliação do atendimento à educação Infantil, e questionou sobre as dificuldades que devem ser enfrentadas em termos de investimentos diante das recentes reformas promovidas pelo Congresso Nacional. “Ampliar a educação infantil significa, para municípios, criar novas vagas, ter recursos para investimento na construção de novas escolas, aumento do quantitativo de pessoal, mais investimento para custeio. Sob a perspectiva de congelamento, ficamos com uma série de questionamentos frente a essa agenda”, aponta.

Movimento Negro rendeu homenagem à Secretária durante o evento. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Ao defender a Educação Integral, a secretária destacou que essa deve resultar em ações que vão além da ampliação do tempo dos alunos em atividades educativas, pensando como a escola se articula com a formação de uma nova geração comprometida com o desenvolvimento local, que amplie seu olhar de forma intersetorial, que envolva a cultura, o esporte, o meio ambiente, entre outros. “Precisamos pensar escola sem separação de município e estado, mas que seja fruto de um projeto político pedagógico comum. Uma pactuação de um projeto educativo que envolva a comunidade em seu território. Ampliar o diálogo entre o município e o estado que garanta a qualidade da educação”.

O encontro reuniu também jovens artistas. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

O evento contou também com a apresentações culturais e homenagens à Secretária Macaé Evaristo. A diretora da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, Landislene Gomes Ferreira, agradeceu a presença da secretária. “Estamos extremamente felizes por receber a secretária na nossa região. Há 23 anos na Educação nunca vi proximidade tão grande da SEE com as escolas, com as comunidades, com o ‘chão’ da escola, como na gestão da professora Macaé”, declarou.

A secretária municipal de educação de Inhapim, Leilamar Santos, também agradeceu a presença de Macaé Evaristo na cidade e reafirmou a necessidade de continuidade e permanência do diálogo entre município e Estado.

Por Elian Oliveira (ACS/SEEMG)