Realizado totalmente pela internet, cadastro é voltado para crianças que completam 6 anos até dia 30 de junho de 2018, alunos transferidos de outras escolas, da rede particular e da EJA

Pais ou responsáveis que ainda não realizaram o Cadastramento Escolar 2018 para o Ensino Fundamental da rede pública devem ficar atentos: o prazo termina nesta sexta-feira (23/06) e não será prorrogado. Devem ser cadastradas crianças que completam 6 anos até dia 30 de junho de 2018, alunos transferidos de outras localidades ou de escolas da rede particular que querem estudar na escola pública no ano que vem e candidatos à Educação de Jovens e Adultos. Quem já estuda em escola pública não precisa se cadastrar. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.

Neste ano, o cadastramento está sendo feito por sistema online, mas quem não tiver acesso à internet em casa deve procurar as secretarias municipais de educação, no interior ou escolas próximas de suas casas. Em Belo Horizonte, está sendo disponibilizado atendimento nos laboratórios de informática de algumas escolas municipais. A relação dessas encontram-se nos Anexos I e II da Resolução. “O cadastro acontece em junho, para que possamos planejar e garantir número de classes necessárias para atender a todos, bem como o provimento de professores para o próximo ano”, explicou a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, em entrevista coletiva hoje na Cidade Administrativa.

Até o final da tarde desta quarta-feira (21/06) já haviam sido cadastrados 83.017 candidatos nas cidades do interior do Estado e cerca de 20 mil em Belo Horizonte.

Inscrição

A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet. Em Belo Horizonte, o cadastro deverá ser feito pelo portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, (clique AQUI). Nos demais municípios mineiros, o formulário eletrônico será disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (clique AQUI).

Matrícula

As famílias devem estar atentas aos resultados do cadastramento, em sua cidade ou nas escolas mais próximas, que deverá ser divulgado até o final de novembro. As matrículas para o Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos acontecem entre os dias 11 e 15 de dezembro. O encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil. Vale destacar que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula nesse período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga. “Quem perder o cadastro não terá vaga assegurada na rede pública em uma escola próxima de sua residência. Depois da matrícula de todos os alunos cadastrados, eles poderão ser encaminhados para escolas que apresentarem saldo de vagas remanescentes”, ressalta Vera Vidigal.

Para efetivação da matrícula, deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
- 1 cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
- 1 cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade,
- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.

Em Belo Horizonte, os candidatos receberão em suas residências, via Correios, correspondência informando o local da matrícula. No interior, será afixado, na Secretaria Municipal de Educação de cada cidade e nas escolas, informativo com os endereços.