Encontro reuniu 131 diretores de escolas de 30 municípios da regional e diversos agentes públicos
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis promoveu, no dia 9 de Junho, na Escola Estadual São Tomaz de Aquino, o seu II Seminário Pedagógico, com o objetivo de orientar as unidades escolares sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico, sob a ótica do Programa de Convivência Democrática nas Escolas. O Programa, foi apresentado para as escolas da regional durante o I Seminário, realizado no dia 11 de maio, no salão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Esse segundo encontro reuniu diretores de 131 escolas estaduais dos 30 municípios que compõem a SRE/Divinópolis, além de representantes da Secretaria de Educação do município e agentes públicos da cidade.
O Programa de Convivência Democrática foi criado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio de sua Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, e tem como objetivo compreender e enfrentar as violências no ambiente escolar, além de incentivar a participação política da comunidade onde as escolas estão inseridas, através de projetos e estratégias educativas.
Segundo a coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SEE, Kessiane Goulart, a convivência democrática ajuda na concepção da melhoria da educação, uma vez que a escola deve mapear a rede de serviços públicos e comunitários em seu território e se articular de forma a fomentar maneiras de participação. “As ações da atual gestão na Secretaria de Educação apontam no sentido de uma escola integrada ao seu território, pensando cada sujeito de forma integral, possibilitando que se aflorem suas potencialidades”.
Após a abertura do evento pelo superintendente Silvio Faria Novais, a programação seguiu com palestras, rodas de conversa, oficinas e plenárias. O analista educacional Wagner Costa, de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, apresentou o programa de Convivência Democrática, em seus diversos aspectos, como a formação integral dos sujeitos, tendo como objetivos a prevenção da violência nas escolas, a construção de uma cultura de convivência democrática e o reconhecimento e respeito das identidades e diferenças no ambiente escolar. “O Programa também reúne procedimentos para monitoramento e acompanhamento das pessoas envolvidas em atos de violência, vítima e agressor”, conta.
Para a execução das oficinas, os participantes receberam sugestões de roteiro que viabilizem a construção do Programa Político Pedagógico (PPP) da Gestão Democrática. Entre outras coisas, o documento sugeria a utilização de ferramentas, técnicas e procedimentos que garantam o envolvimento e a participação efetiva de todos os atores escolares. Foram orientados ainda a traçar um diagnóstico da escola e foi lançado o desafio sobre “qual escola queremos construir”.
O encontro também discutiu s quando, qual periodicidade, estratégias e garantias de avaliação do PPP. De acordo com a coordenadora pedagógica da SRE/Divinópolis, Nessa Maria Cançado, os dois seminários foram “muito proveitosos, sendo o primeiro mais teórico e o segundo com práticas e oficinas na construção do projeto”.
Por Elian Oliveira (ACS/SEEMG)