Agenda incluiu reunião com secretários de Educação de 55 municípios do Território Norte

A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou nesta quinta-feira (01/05) da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo para o Território Norte, em Montes Claros. O evento, que apresentou uma extensa programação, aconteceu na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, e teve como principal objetivo incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada. A abertura contou com a participação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Essa foi a segunda edição do evento que irá ocorrer em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Encontro com Secretários Municipais de Educação dos municípios do Território Norte.Foto: Eric Abreu/ACS-SEE

Colocando em prática o objetivo de ouvir para governar, Macaé Evaristo se reuniu com secretários municipais de Educação de 55 municípios do Território Norte, além de Superintendentes Regionais de Ensino e professores da rede pública. Durante o encontro, a Secretária de Educação ressaltou a importância de se trabalhar de maneira integrada com os municípios. “Esse encontro caminha no sentido de estruturar uma agenda e atuar de maneira mais compartilhada com as redes municipais de ensino, para buscar soluções conjuntas. Precisamos fortalecer a ideia de um sistema integrado de educação, e de trabalhar o regime de colaboração entre as redes estadual e municipais”, comentou.

Secretária Macaé Evaristo conversa sobre alimentação escolar na Comunidade Quilombola Borá de Brasília de Minas. Foto: Eric Abreu/ACS-SEE

Macaé também destacou outros fatores que devem ser trabalhados de maneira integrada, como o plano de atendimento nos municípios, para organizar a oferta educacional. Ela ressaltou a importância de os municípios dialogarem com as Superintendências Regionais de Ensino para planejar e garantir educação a todos, levando em consideração diversos fatores, como transporte e alimentação. Assim como a importância de se divulgar incisivamente o período do Cadastramento Escolar e trabalhar na construção dos planos municipais de educação.

Na ocasião, foi apresentado o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública, que tem como finalidade oferecer resultados cada vez mais próximos da realidade das escolas estuais e municipais, para que se possa pensar em ações pedagógicas mais concretas, assertivas e efetivas. O sistema, já disponibilizado para todas as escolas estaduais, agora também poderá ser utilizado pelas escolas municipais.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE, Geniana Guimarães Faria, apresentou o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública.Foto: Eric Abreu/ACS-SEE

A superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, destacou que as análises de dados do sistema podem colaborar na elaboração do plano de ação das escolas e até combater questões que afetam a aprendizagem. “Existem diversos fatores que são atenuantes nos resultados dos alunos. Não devemos levar em consideração apenas as avaliações. Devemos levar em consideração toda a cadeia do ensino, da gestão da escola até o processo pedagógico final, para garantir o pleno aprendizado e a qualidade do ensino”, pontuou.

A programação foi aberta ao público em geral, à sociedade civil organizada, aos prefeitos, secretários municipais e vereadores dos 86 municípios do território Norte. No espaço dedicado ao atendimento da Secretaria de Estado de Educação, os cidadãos puderam tirar dúvidas, solicitar serviços e esclarecimentos sobre diversos assuntos, como reforma em escolas, transporte, alimentação, férias prêmio, dentre outros. O atendimento foi realizado ao longo de todo o dia por uma equipe da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros. As informações coletadas junto à população irão servir de base para a elaboração de documentos estratégicos do Governo de Minas Gerais.

Dentro da programação constaram ainda relatos das entregas já realizadas pelo Estado, a exposição dos projetos e as políticas públicas em andamento. Na educação, entre outras ações importantes, foram concluídas reformas ou ampliações de 66 escolas da região, além da construção de uma em Montes Claros. Até o mês passado, os municípios receberam 100 ônibus para o transporte escolar com acesso à internet e 189 que receberam kit informática. Para a alimentação escolar foram R$ 15,15 milhões e, para manutenção do transporte escolar, outros R$ 141,73 milhões.

Por Eric Abreu - ACS-SEE