Documentário “Nunca me sonharam”, que traz depoimento da secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, abrirá o 4ª Festival Ciranda de Filmes, em São Paulo.

A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, participa, na noite desta quarta-feir a (24/05), no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo, do lançamento do documentário “Nunca me sonharam”, que mostra um retrato da educação pública para as juventudes no Brasil e uma reflexão sobre o ensino médio, as desigualdades e o poder transformador da escola. O documentário, dirigido por Cacau Rhoden e produzido por Maria Farinha Filmes e Instituto Unibanco, marca a abertura do 4º Festival Ciranda de Filmes, que acontece de 25 a 28 de maio, na capital paulista.

“Nunca me sonharam” traz diversos depoimentos de jovens - os personagens principais dessa produção - e especialistas em Educação, dentre eles a secretária Macaé Evaristo, que fala sobre gestão escolar e juventudes brasileiras. Foram quase dois anos de produção, com mais de 70 entrevistas em oito Estados de todas as regiões do país.

O filme estreia nos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro no dia 8 de junho. A obra também estará disponível na plataforma Videocamp, o que possibilita exibições gratuitas pelo país. O Festival Ciranda de Filmes, a primeira mostra de cinema do Brasil com foco em cinema, infância e educação, chega à sua 4ª. Edição com curadoria de Fernanda Heinz Figueiredo e Patricia Durães e patrocínio do Itaú Unibanco.

Confira o trailer do filme: 

Jovem de Futuro

Desde 2015, o Instituto Unibanco e a produtora Maria Farinha Filmes trabalham neste documentário sobre educação, gestão escolar e juventudes a partir das experiências e do conhecimento construído em mais de dez anos de implementação do programa Jovem de Futuro em várias redes estaduais de ensino médio.

O Jovem de Futuro foi criado pelo Instituto Unibanco em 2007 com a premissa de que a gestão escolar de qualidade, orientada para resultados, pode proporcionar um impacto significativo no aprendizado dos estudantes do Ensino Médio. O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional, validada pelo Ministério da Educação (MEC), para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio.

A fase piloto do Jovem de Futuro foi realizada de 2008 a 2010 em escolas públicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao final desse período, a avaliação de impacto constatou que os estudantes das escolas atendidas tiveram um avanço no aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática mais significativo em comparação com os jovens das escolas que não participaram do projeto. De 2012 a 2014, o Jovem de Futuro foi articulado ao Programa Ensino Médio Inovador, do MEC, e disseminado nas redes públicas de ensino do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, em parceira com as Secretarias Estaduais de Educação. Em 2015, expandiu suas ações também para outros estados.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Unibanco