Com mais de 1.200 participantes, evento durou três dias e tratou de oportunidades no mercado de trabalho

Terminou nesta sexta-feira (19/05), no Plug Minas, o evento Trampo – Trabalho, Mercado, Políticas e Oportunidades, uma realização do Senac, por meio do Núcleo de Criação e Design (NCD) do Plug Minas, em parceria com o Portal Rede Carreiras. Durante três dias, mais de 1.200 pessoas puderam ouvir palestras sobre mercado de trabalho para a juventude e como buscar oportunidades de emprego, além participar de rodas de conversa e assistir a apresentações culturais e artísticas.

Destinado à juventude, o evento teve como objetivo orientar os jovens sobre empreendedorismo e como se preparar para o mercado de trabalho, desde a elaboração de um bom currículo, ética nas relações, como se comportar durante uma entrevista de emprego e como pesquisar o perfil de uma empresa antes de se candidatar a uma vaga. Ao mesmo tempo, apresentou os resultados de estudantes dos cursos oferecidos no Polo Educacional Plug Minas.

Uma carreta com 20 computadores foi instalada na porta do auditório, onde orientadores instruíram o público sobre elaboração e cadastramento de currículos no portal de Rede Carreiras, onde existem 15 mil empresas cadastradas para oferta de emprego e aquisição de mão de obra.

Uma carreta com 20 computadores foi instalada na porta do auditório, onde orientadores instruíram o público sobre elaboração e cadastramento de currículos no portal de Rede Carreiras. Foto: Elian Oliveira (ACS/SEEMG)

O Trampo, segundo a diretora do NCD/Senac, Kelly Andrade, foi pensado para os alunos do Plug Minas, devido à diversidade de tecnologia e empreendedorismo nos cursos técnicos. “Mas extrapolou nossos muros, e acabamos por atender ao público em geral. Vieram pessoas de outros bairros e de cidades vizinhas a Belo Horizonte”, afirma Kelly.

A produção, criação e as apresentações culturais e artísticas ficaram a cargo dos estudantes do polo Plug Minas. Alunos dos cursos de Locução, Produção de Eventos e Consultores de Imagens; Técnicas e Produção de Moda; e do Valores de Minas, com dança, teatro e música, mostraram “tudo o que produzimos aqui, conduzindo todas as etapas do evento com grande competência”, observou Kelly Andrade.

Jorge Luiz, aluno do curso de Locutor, Animador e Apresentador, foi um dos mestres de cerimônia no primeiro dia do evento. “Achei gratificante poder colocar em prática o que aprendemos aqui, além do mais um evento que envolve outros atores é muito interessante”, comenta.

A produção, criação e as apresentações culturais e artísticas ficaram a cargo dos estudantes do polo Plug Minas. Foto: Elian Oliveira (ACS/SEEMG)

Cursando Engenharia Elétrica na PUC Minas, Levindo Dias estuda Locução no Plug Minas e participou do evento acompanhado dos colegas de turma Ítalo Peçanha, de Pedro Leopoldo, e João Paulo Rodrigues dos Santos, que é deficiente visual. “A iniciativa do Trampo é muito interessante. Aqui podemos praticar o que aprendemos sobre comunicação oral, articulação e empregabilidade do profissional de voz”, afirma Levindo.

Natália Porto, aluna de dança, apresentou um número de dança tribal fuso. “É algo novo por aqui e é bom sentir o retorno do público. Essa dança tem origem oriental e agrega estilos variados”, conta. Lidiane Gregório Ferreira, estudante de Teatro do Valores de Minas, recebeu ajuda para elaborar e cadastrar seu currículo. “Tinha algumas dificuldades de elaborar um currículo e, além de aprender, já fiz meu cadastro para possível emprego”, relata.

Há um mês no curso de canto, Laisse Santos Azevedo, se candidatou a uma vaga de auxiliar administrativo no portal de carreiras. “Gosto da área e tenho mais de um ano de experiência. Acho que terei mais chance”, conclui a estudante. Miguel Pedro Marques, de Ibirité, também cursa Teatro no Valores de Minas e se cadastrou para uma vaga “em qualquer área artística, já que gosto muito desse setor e acredito que aqui terei boas chances”.

Destinado à juventude, o evento teve como objetivo orientar os jovens sobre empreendedorismo e como se preparar para o mercado de trabalho. Foto: Elian Oliveira (ACS/SEEMG)

O Rede Carreiras é um portal gratuito onde empresas disponibilizam vagas de emprego, estágio, jovem aprendiz, além de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. “Qualquer pessoa pode também cadastrar seus currículos. O portal é simples, autoexplicativo e pode ser acessado de qualquer computador. Nele as pessoas podem manifestar interesse por determinadas vagas e o currículo vai direto para a empresa que procura por aquele perfil. Isso encurta o tempo entre a oferta e o preenchimento de um cargo”, explicou a coordenadora do programa Rede Carreiras Senac Minas, Ana Roberta da Cruz.

Feito o cadastramento, as pessoas podem participar de programas de orientação profissional e como se preparar para um processo seletivo. “Oferecemos todo o suporte de apoio profissional”, assegurou a coordenadora. Para cadastrar seu currículo clique aqui