Macaé destaca a importância de se valorizar a Educação do Campo no Estado

“Tenho um reconhecimento profundo pela história deste município e pela sua juventude, que participa e luta, ativamente, pela política de implementação das licenciaturas em Educação do Campo”. A frase foi dita pela Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, durante visita, nesta quarta-feira, 17 de maio, à Escola Estadual Luzo Freitas de Araújo, localizada em Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri.

Recepcionada por estudantes e lideranças locais, Macaé destacou a importância de se valorizar a Educação do Campo em Minas Gerais. “Durante muito tempo, fez-se, no nosso país, uma política de fechar as escolas das pequenas comunidades ou de não garantir o transporte intracampo e nem condições para que os trabalhadores da agricultura, do campo, as comunidades quilombolas e indígenas tivessem acesso à educação. Diante disso, a licenciatura em educação do campo foi criada para fortalecer o trabalho dos educadores que atuam nesses municípios menores e permitir que todos tenham assegurado seu direito à educação”, discursou.

Secretária visita a Escola Estadual Luzo Freitas de Araújo, localizada em Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri. Foto: William Viegas - ACS/SEEMG

Além de representantes da comunidade escolar e da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Teófilo Otoni, a visita contou com a participação do prefeito de Ouro Verde de Minas, Josimar Teles, vereadores, da Secretária Municipal de Educação, Carla Torres, da Presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Alves, e de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atuam e coordenam o programa de Licenciatura em Educação no Campo (LECampo). “É a primeira vez que uma Secretária de Estado de Educação vem ao munícipio e decide se embrenhar pela zona rural, conhecer as comunidades quilombolas, ouvir as demandas dos moradores e discutir a educação do campo. Essa visita fortalece e valoriza a educação e representa um respeito aos profissionais da área”, afirma Maria Helena Costa Salim, diretora educacional da SRE de Teófilo Otoni.

A Secretária Municipal de Educação, Carla Torres, reforça o pensamento da diretora educacional da SRE de Teófilo Otoni. “Nunca vi um Secretário de Estado de Educação em Ouro Verde de Minas e isso já é um diferencial para Macaé. Demonstra que ela está aberta não só a ouvir, mas, principalmente, a conhecer de perto a realidade de cidades da zona rural que, por estarem no interior, estão de certa forma esquecidas”, diz.

Segundo Sionei Araújo, a presença de Macaé Evaristo é um estímulo para os alunos e educadores. “É um incentivo para continuarmos a nossa luta e para os estudantes não desistirem e vislumbrarem um curso superior e um futuro promissor”, destaca. A Escola Estadual Luzo Freitas de Araújo tem 820 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Recepcionada por estudantes e lideranças locais, Macaé destacou a importância de se valorizar a Educação do Campo em Minas Gerais. Foto: Willliam Viegas - ACS/SEEMG

Durante o encontro, Macaé Evaristo ressaltou que é preciso reconhecer e valorizar as pequenas comunidades e garantir aos cidadãos o direito às políticas públicas. “Tenho um sentimento de amorosidade e de compromisso com as escolas do campo e seus profissionais. É fundamental trabalhar para que o ensino seja melhor e a licenciatura no campo é exemplo para assegurar melhorias e ações públicas, pois todos têm o direito de viver onde deseja, próximos aos nossos familiares e comunidade”.

A Escola Estadual Elisa Leal também foi representada por professores, gestores e estudantes na visita da secretária aos municípios. “Ela saiu do centro urbano e tem a oportunidade de conhecer o que as escolas tem feito para educar seus jovens e para contribuir para a melhoria do ensino no estado”, afirma a diretora Eleuza Pires.

No período da tarde, Macaé Evaristo visita as comunidades quilombolas Santa Cruz e Água Preta de Cima, localizadas em Ouro Verde de Minas, e participa da 9ª Jornada Socioterritorial do LECampo, realizada pela Faculdade de Educação da UFMG, no município.

A Escola Estadual Elisa Leal também foi representada por professores, gestores e estudantes na visita da secretária aos municípios. Foto: William Viegas - ACS/SEEMG

Por William Campos Viegas