Servidores do órgão central podem se inscrever até 18 de maio. Evento acontecerá dia 22, das 10h às 12h, na Cidade Administrativa
"A invisibilidade étnica e desumanização dos povos indígenas". Esse é o tema norteador da próxima atividade do Ciclo de Palestras, que acontecerá no dia 22 de maio, das 10h às 12h, na sala 6 do Prédio Minas, na Cidade Administrativa. Promovido pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e direcionado aos servidores do órgão central da SEE, o evento recebe inscrições até 18 de maio.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível aqui. Os servidores devem ficar atentos ao prazo de inscrição, pois as vagas são limitadas a 40 lugares.
Segundo a organização do Ciclo de Palestras, o objetivo é promover a reflexão sobre o real valor e significado do que é ser indígena no contexto brasileiro e problematizar a representação do imaginário social do que vem a ser o índio brasileiro e a representação equivocada da cultura indígena que interfere, decisivamente, na maneira como a sociedade enxerga estes povos, especialmente no fazer diário da educação.
A palestra será ministrada por Célia Xakriabá, coordenadora da Educação Escolar Indígena, da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais da SEE. A palestrante também é professora de cultura na Escola Estadual Indigena Xukurank xacriabá, membro da Comissão das Mulheres indígenas do leste e Espírito Santo (COMIL), da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (MOPIC), da Articulação Rosalino de Povos e Comunidades Tradicionais e da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena.
Ciclo de Palestras
Realizado em parceria com a Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos (SG), o Ciclo de Palestras é fruto de uma demanda dos servidores do órgão. “Fizemos um levantamento em todas as diretorias da SEE e identificamos um anseio dos servidores por cursos e capacitações que, normalmente, não são ofertados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão”, afirma Silvia Andére.
As temáticas dos encontros são diversas. “Vão desde conhecimentos básicos de programas de informática até questões relacionadas aos direitos humanos, das mulheres”, diz. Já foram realizadas palestras sobre Gestão de Projetos e Processos, empoderamento feminino, legislação e o sistema de avaliação de desempenho (SISAD), assédio moral e planos de carreira.
Além da capacitação, o projeto também objetiva destacar o potencial dos próprios servidores, atuando como palestrantes. “Na Secretaria temos pessoas com especialização, mestrado, doutorado, ou seja, com conhecimento amplo em determinado assunto que pode ser repassado para seus colegas de trabalho. É o momento de ligar as pessoas interessadas em aprender e a fonte de conhecimento, que pode fazer essa troca sem custo para a SEE”, destaca a superintendente.
Os cursos e palestras têm, em média, duração de 3 horas, e todos os participantes e palestrantes recebem, por e-mail, certificado de participação. Interessados em sugerir temas podem enviar e-mail para a SRH.
Por William Campos Viegas