Iniciativa foi realizada nesta terça pelas Secretarias de Educação (SEE) e Saúde (SES), Polícia Militar e DER-MG na Cidade Administrativa

Simulando estarem viajando em um ônibus, estudantes das Escolas Estaduais Menino Jesus de Praga e Síria Marques da Silva, localizadas em Venda Nova, aprenderam, na manhã desta terça-feira, 16 de maio, na Cidade Administrativa, a se comportarem como passageiros de qualquer tipo de veículo, como pedestres no trânsito, e até a lidar com estranhos nas ruas. “A ideia é que as crianças, desde pequenas, estejam conscientes e possam fazer escolhas mais gentis, solidárias e harmoniosas no trânsito”, explica Silvana Campos, coordenadora do Saúde na Escola, da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Estudantes participam de ação educativa no trânsito, na Cidade Administrativa. Foto: William Campos Viegas.

Utilizando uma linguagem simples e lúdica, jogos teatrais e música, as orientações foram repassadas por policiais militares, que atuam no projeto “Transitolândia”, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais. “O projeto, que em 2017 completará 33 anos, foca na pessoa enquanto pedestre e passageiro de veículo, com o intuito de formar cidadãos mais atentos às questões de segurança no trânsito”, afirma o Sargento Gilberto Moraes.

“O Transitolândia ensina a criança a ser cidadã e não motorista, ou seja, a comportar-se no ônibus, a compreender o momento certo para viajar no banco dianteiro dos veículos”, comenta Meire Campos, Educadora de Trânsito do DER-MG.

Parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE) e Saúde (SES), Polícia Militar e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), a ação integra o “Maio Amarelo”, iniciativa da SES que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “Esse trabalho conjunto permite atingirmos e levar informação a um maior número de pessoas”, comenta Sandra Regina Soares, da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, que desenvolve o Projeto Vida no Trânsito.

Para o educador Felipe de Souza Campos, da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, a atividade, além de ensinar e transformar a maneira como os participantes lidam com o trânsito, ajuda a formar multiplicadores. “Eles irão, com certeza, sair daqui e comentar com seus pais, amigos e outras pessoas tudo que aprenderam e, sempre que puderem, corrigi-los caso atuem de maneira incorreta”, afirma.

Ana Alice, estudante do 6º ano, da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, lembra que é importante os pedestres respeitarem as leis de trânsito e estarem atentos à sinalização. “No meu dia a dia, sempre tomo cuidado ao atravessar a rua, espero o semáforo ficar vermelho, olho para os dois lados, não uso fone para não perder a atenção. Todos deveriam fazer igual”, conta.

A Educadora de Trânsito do DER-MG, Meire Campos, destaca que a iniciativa atinge um público aberto a aprender e, principalmente, a ensinar. “A criança, às vezes, percebe o mal comportamento dos pais em casa e acaba corrigindo-os, seja por não usarem os equipamentos de segurança, como o cinto, dirigir depois de ingerir bebida alcoólica ou falando ao celular”, ressalta.

Segundo Meire, a educação para o trânsito deve ser contínua. “Há anos, o DER faz um trabalho nas escolas com os professores para que eles tenham subsídios para ensinar trânsito na Matemática, na História e, outras disciplinas, e repassarem, no dia a dia, as informações para seus alunos, pois é fundamental que as pessoas sejam educadas desde crianças”, salienta.

Projeto Vida no Trânsito 

Coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas), o Projeto Vida no Trânsito (PVT) é voltado para vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde.

Em Minas Gerais, a gestão do Projeto Vida no Trânsito é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CVDANT). Em 2016, foi formado o Comitê Intersetorial, que desempenha papel consultivo e deliberativo sobre as ações do projeto no estado, além de ser um meio articulador das atividades de cada instituição envolvida sobre as temáticas trânsito e transporte.

Maio Amarelo em Minas Gerais

Com a proposta de reduzir as mortes no trânsito e que cada cidadão é responsável por mudar esse cenário, a SES-MG, pelo 2º ano consecutivo, desenvolve a campanha “Maio Amarelo”.

Neste ano, serão distribuídos para as 28 Unidades Regionais de Saúde, 30 mil cartazes, 400 mil folders e 400 mil adesivos com informações e orientação sobre o tema. Na internet, o site www.saude.mg.gov.br/vidanotransito foi criado especialmente para o cidadão consultar informações sobre práticas saudáveis no trânsito.

Transitolândia

Lançado em 1984, o “Transitolândia” já levou informações sobre segurança no trânsito para 1,6 milhão de pessoas. Atualmente, cada policial militar da seção realiza cursos periódicos de educação infantil em trânsito, e, além disso, é incentivado constantemente a buscar treinamentos em áreas artísticas, como música e teatro.

Por William Campos Viegas