Instituto São Rafael abre novas inscrições para curso técnico de massoterapia aberto a todos a partir de hoje (15/05)

O Instituto Estadual São Rafael, referência no atendimento aos deficientes visuais, abriu a partir de hoje (15 de maio) até 02 de junho inscrições para seleção de novas turmas de ensino profissionalizante Técnico em Massoterapia. As inscrições são direcionadas também aos portadores de qualquer deficiência e candidatos não-deficientes. Desde abril, já funcionam três turmas mistas na escola, uma pela manhã e duas à tarde, com 69 alunos, entre eles 24 com algum tipo de deficiência.

Ao final os estudantes serão certificados como Técnicos em Massoterapia, podendo atuar profissionalmente em empresas, clubes ou eventos.

São três módulos, divididos semestralmente. A massoterapia consiste em técnicas variadas de massagem. O curso no Instituto São Rafael é distribuído em duas modalidades: massagem ocidental, que visa o corpo como um todo, e a oriental, mais pontual, segundo a coordenadora do curso Luciana Ferreira Rocha.

O curso de massoterapia é aberto ao público. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

“Oferecemos a drenagem linfática, a quick, feita em cadeira específica e que dura quinze minutos, muito requisitada em ambientes profissionais, clubes e eventos. Mas trabalhamos também terapias associadas, como a cromoterapia (que trabalha com cores), aromoterapia, musicoterapia e, nas terapias orientais, o chiatso, tuiná e do-in, mais específico em pontos de reflexos”, explica a coordenadora do curso Luciana Ferreira Rocha.

“Esta é uma inclusão ao contrário. Aqui aprendemos um pouco do que é o mundo para os portadores de alguma deficiência, admitiu Pedro Lorenzetti. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Para a diretora da escola, Juliany Sena, a experiência de acolher alunos sem deficiência, tem sido enriquecedora para ambos os lados. “Na primeira aula fizemos uma reunião de acolhida, com todos os alunos, deficientes e não portadores quando explicamos o funcionamento e a conduta do trânsito no espaço da escola, noções básicas de como lidar com o deficiente visual e fazemos sensibilização constante com essas pessoas, porque é um espaço novo de convívio para eles”, explica a diretora.

O curso de massoterapia livre já acontecia no Instituto há dez anos. “O deficiente visual tem um tato muito apurado, eles têm um toque diferente e por isso se saem muito bem no curso de massoterapia”.

No curso técnico, iniciado no mês passado, estão matriculados 24 portadores de alguma deficiência: motora, intelectual, além de cegueira total, baixa visão, surdez e surdo-cegueira. “Esta é uma inclusão ao contrário. Aqui aprendemos um pouco do que é o mundo para os portadores de alguma deficiência. Lá fora eles são minoria e o mundo não é adaptado às suas necessidades”, observa o aluno Pedro Faria Lorenzetti.

Luciana Rocha disse que o curso veio agregar, uma vez que algumas adaptações foram necessárias. “Até na didática, que era exclusiva para portadores de cegueira, tivemos que inovar, agregando formas mistas. Com a participação de mais pessoas, o deficiente visual se sente mais importante, equiparando aos demais sem deficiências. Isto provoca melhor aproveitamento.”.
Segundo a coordenadora, o aluno formado em massoterapia no Instituto São Rafael poderá trabalhar em locais variados e é profissão em crescimento vertiginoso.

O curso oferece oportunidades a portadores e não portadores de deficiências. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

A comunidade escolar também abraçou a causa. Maria Thereza Lemos Nascimento Rosso veio do Rio de Janeiro para tratamento visual ainda jovem. Aos 18 anos perdeu a visão e foi aluna do Instituto depois de adulta, onde fez cursos de Braille e Orientação Motora.

Mesmo trabalhando com massagens há mais de uma década, resolveu cursar o profissionalizante, como forma de qualificar seu trabalho. “Superou minhas expectativas, tinha certo receio de conviver com pessoas sem deficiência. Mas foi tudo muito tranquilo, nos entrosamos muito bem e estamos vivendo um momento que vem na contramão da prática da sociedade, onde somos minoria. Estamos incluindo em nosso espaço um grupo de não excluídos”, brinca.

Serviço:

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15/05/2017 a 02/06/2017.
Local: Instituto São Rafael
Habilitação: Curso Técnico em Massoterapia.
Carga Horária: 1200 horas (03 módulos).

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO:
- Certificado/histórico de conclusão do Ensino Médio;
- ou declaração de matrícula, em 2017, no 2º ano do Ensino Médio;
- 02 fotos 3x4. (recente);
- Carteira de identidade e CPF;
- Titulo de eleitor e comprovante de quitação eleitoral.
- Comprovante de residência (preferencialmente conta de luz - atual);
- Laudo ou Relatório que comprove a deficiência (atualizado), para pessoas com deficiência.

O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR original e cópia no ato da inscrição, no Instituto São Rafael, Av. Augusto de Lima, 2109 – Barro Preto - Belo Horizonte – MG.
AULAS: Segunda a sexta-feira.
- TURNO: manhã e tarde.
- Informações: 32953221.
Período de MATRÍCULA para as inscrições aprovadas: 05/06/2017 a 19/06/2017.