Agendamento deve ser feito pelos telefones (31) 3409-2296 e 3409-2295
Aliar conhecimento e diversão e proporcionar experiências diferentes aos seus visitantes. Esta é a proposta da Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que já está com período de agendamento de visitas aberto. O espaço oferece, entre outras atividades, caminhadas ecológicas com percursos entremeados por oficinas socioambientais, trilhas, gincana e enduro ecológico.
Todas as atividades são acompanhadas por monitores da Estação Ecológica. O agendamento das visitas pode ser feito por instituições de ensino e grupos independentes pelos telefones (31) 3409-2296 e 3409-2295.
No projeto Caminhadas Ecológicas, os participantes passeiam pelas trilhas do Circuito Mata das Borboletas e aprendem sobre meio ambiente e biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica. Ao final, o Circuito Aventura proporciona a travessia por uma ponte de cordas de 74 metros de comprimento, entre as Matas do Cerrado e das Borboletas.
Já o projeto Olhos de Coruja, visa a percepção e interpretação ambiental num período alternativo, possibilitando a observação de animais de hábitos noturnos. Os visitantes também aprendem noções de astronomia através da observação de um telescópio acompanhada por uma mini palestra de um monitor especializado.
Com o objetivo de capacitar o aluno para atividades interdisciplinares extraclasse, valorizar o trabalho em equipe e a prática desportiva, o Enduro a pé conscientiza sobre a importância da preservação de áreas verdes e incentiva os participantes a interpretarem mapas e trilhas. Na atividade, os visitantes são divididos em equipes e participam de duas etapas – a primeira é uma caminhada pelas trilhas da Estação Ecológica e a segunda numa gincana ecológica. O número mínimo é de 40 pessoas.
Variando em extensão e grau de dificuldade, as trilhas, que podem atingir de 600 a 4 mil metros de percurso, permitem aos aventureiros o contanto com uma rica biodiversidade, já que estão situadas em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.

A Estação
A Estação Ecológica da UFMG é uma área de conservação urbana com 114 hectares de área formada por vegetação típica de matas semidecíduas e de cerrado. Possui uma grande diversidade de flora e fauna, com espécies de mamíferos, anfíbios e répteis, além de aproximadamente 150 espécies de aves. Apresenta também uma variedade de espécies vegetais nativas como a Mutamba, Cedro, Ipê, Cotieira e espécies exóticas como o Eucalipto, a Mangueira e o Baobá.
O espaço atua como parque e escola, oferecendo aos seus visitantes atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser uma opção saudável para a realização de caminhadas e de lazer contemplativo.
A Estação Ecológica fica na Av. Antônio Carlos, 6627, no campus Pampulha da UFMG. Outras informações no site ufmg.br/estacaoecologica.