Esportes ajudam a consolidar conhecimentos interdisciplinares trabalhados nas aulas teóricas e práticas na Escola Estadual Hugo Werneck

A Escola Estadual Hugo Werneck, no bairro Santa Maria, em Belo Horizonte, vem organizando campeonatos bimestrais interclasses, do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental. O objetivo, segundo a professora de Educação Física e organizadora das competições, Julyê Aparecida dos Santos, “é consolidar os conhecimentos interdisciplinares trabalhados nas aulas teóricas e práticas, proporcionando a oportunidade, entre outras, de criar, observar, experimentar, cooperar, pensar; adquirindo competências, confiança e autonomia, através de atividades desportivas, além de promover a interação social entre alunos,professores e comunidade escolar”.

Os jogos servem como interação entre as turmas. Foto: Arquivo da Escola

Os alunos competem nas modalidades de futsal, xadrez e dama, nas categorias masculina e feminina; além de queimada, na categoria mista. Ao final de cada competição, as equipes e esportistas têm o desempenho e participação avaliados pela professora de Educação Física. Além da prática desportiva, as competições têm como resultado o estímulo ao censo de organização e espírito de grupo, além de proporcionar o surgimento de novas lideranças e talentos esportivos, fortalecendo a relação entre escola professor, aluno e comunidade.

Segundo a diretora Stefânia Ferrarezi Carneiro Gomes, o trabalho realizado durante as competições envolvem disciplinas diversas, como português, matemática, ciências e educação física. “O resultado positivo vem sendo sentido também no desempenho dos alunos em sala de aula. O campeonato vem causando um diferencial no interesse e no aprendizado” atesta Stefânia.

O desempenho dos alunos em sala de aula melhorou segundo a diretora. Foto: Arquivo da Escola

As competições, que aconteciam sempre no turno da manhã, serão estendidas ao turno da tarde. “Tem sido um sucesso, e neste ano, os vencedores serão premiados com medalhas”, afirma a diretora. Segundo Julyê, os jogos permitem que os estudantes conheçam as modalidades esportivas, sua importância no desempenho físico e da mente e têm a função pedagógica do respeito às regras. “Suportando pequenas frustrações e não discriminando os colegas, são atividades que desenvolvem dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais”, destaca.

São atividades que desenvolvem dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais”, destaca a professora Julyê. Foto: Arquivo da Escola

Segundo a diretora, o regulamento é apresentado a toda a escola. Os interessados se inscrevem e formam equipes. Para que a inscrição seja aceita os competidores precisam demonstrar conhecimento dos conceitos, fundamentos, histórico e regras das modalidades oferecidas através de portfólio produzido pela professora de Educação Física. Os alunos realizam prova oral sobre as modalidades trabalhadas nas aulas teóricas e participam das aulas práticas esportivas e corporais.