Criação de cooperativas escolares inspirou outras iniciativas no conteúdo interdisciplinar DIM
Uma cooperativa escolar formada por alunos da Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias e da Escola Estadual Serra das Araras (segundo endereço), em Chapada Gaúcha (Norte de Minas), tem servido de inspiração para outros estudantes da região. A União Unicoop foi criada em 2015 e produz hortifrutigranjeiros orgânicos, polpa de frutas, doces caseiros e artesanato que são comercializados em feiras na cidade e em eventos públicos na própria escola. “A nossa ideia é que neste ano de 2017 possamos organizar um maior número de feiras”, explica a presidente da União Unicoop, Kelly Rocha Mendes, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Serra das Araras.

A distribuição de dividendos da comercialização dos produtos é na proporção de 60% para manutenção, 10% para fundo de reserva e 30% distribuídos entre os alunos cooperados. A cooperativa conta com 126 alunos associados que trabalham em diversas frentes, que vão desde a gestão administrativa, operacional e financeira, até a escolha das sementes, preparo dos terrenos, plantios, cultivo e comercialização. Na Cooperativa Escolar, os alunos realizam assembleias, fazem a prestação de contas, distribuem sobras e realizam eleições dos Conselhos de Administração e Fiscal.
A iniciativa motivou outras escolas, inspiradas no conteúdo curricular interdisciplinar Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM), em prática desde o ano passado no Ensino Médio da rede Estadual de Educação, a adotarem o programa em sua grade curricular. Neste ano foi criada a COOPERMOC – Cooperativa Escolar Estadual Moacir Cândido, em Chapada Gaúcha.

Para a presidente da União Unicoop, a metodologia de trabalho permite que os alunos se utilizem da matemática para calcular as possibilidades de negócios e resultados, a partir da vocação econômica da região. Uma vez definido o ramo de negócios, - no caso da organização de hortas orgânicas, produção de doces regionais e artesanato, sugestão dos próprios alunos - a disciplina de ciências tornou-se o caminho para orientar como escolher o que e como plantar, como manipular as sementes e os produtos hortigranjeiros e alimentícios.

Segundo o diretor da Escola Estadual Moacir Cândido, Manoel Rodrigues de Almeida, há um “diálogo estreito e produtivo entre as redes municipais e estadual e já podemos visualizar algumas mudanças nas próprias comunidades”. De acordo com Manoel, a proposta já foi compartilhada com outros diretores e duas escolas estão em processo de formação de suas cooperativas escolares: as escolas estaduais José Manoel Cirino, do distrito de São Joaquim, em Januária; e Artur José dos Passos, em Pintópolis.
Para o diretor da EE Serra das Araras, Marinho Idélio Neves, a cooperativa se tornou também uma parceira da comunidade. “Os familiares auxiliam na orientação aos seus filhos e compram as mercadorias. Já podemos sentir o impacto que esse processo de espírito cooperativista vem provocando na comunidade escolar, inclusive na melhoria do desempenho nos estudos”, afirma.
A cooperativa é fruto da incorporação pelo município de Chapada Gaúcha, em 2015, do Programa Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira, uma das ações do “Programa Geração de Valor” desenvolvido em parceria entre o Sicoob Credichapada, SEBRAE, Rede Pública de Ensino, Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e Banco Central do Brasil (BCB). “O programa propõe uma mudança de comportamento, habilidades e atitudes dos alunos, por meio de metodologias inovadoras e diversificadas, através de projetos interdisciplinares aliados à inserção de uma disciplina específica, (já inserida no currículo das Escolas Municipais de Chapada Gaúcha) onde os alunos passam a conhecer, analisar e aplicar os sete princípios cooperativistas, além das características do comportamento empreendedor e da gestão das finanças pessoais” relata o presidente da Sicoob Chapada, , Marcos Maier.
Em fevereiro, teve início um processo de capacitação de professores da rede pública municipal e estadual em Cooperativismo e Gestão de Finanças Pessoais para mais de 700 profissionais que atuam nas escolas da região. Esta formação vem sendo desenvolvida pelo Sicoob Credichapada em parceria com Banco Central do Brasil e Sescoop Nacional. O trabalho conta com a parceria da Superintendência Regional de Ensino de Januária (SRE). Além dos municípios onde o Programa já vem sendo desenvolvido, há previsão de atendimento para os municípios de Januária, Bonitos de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, por solicitação da superintendente Stela Abreu e diretores de escolas destes municípios.