Inscrições são gratuitas para as escolas públicas e pagas para as particulares. Já participaram da competição mais de 250 mil alunos de 30 países

Escolas públicas e privadas têm até às 16h de amanhã, 19 de abril, para inscrever estudantes na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Realizada entre equipes de alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, a Olimpíada já envolveu mais de 250 mil participantes de 30 países. Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição é organizada, no Brasil, pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

As inscrições são gratuitas para as escolas públicas – estaduais, federais e municipais – e pagas para as particulares. As escolas interessadas em participar podem se inscrever aqui e deverão designar um professor, que atuará como coordenador responsável pela olimpíada. Não há limites para a quantidade de classes inscritas, no entanto, cada classe terá um único time.

A coordenação da competição enviará por e-mail, até às 20h do dia 17 de abril, as provas para as escolas. Os testes são divididos em três níveis: básico, para os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental; intermediário, para alunos do 7º ao 9º anos do Fundamental; e sênior, para todo o Ensino Médio.

Com duração máxima de 90 minutos, a olimpíada é realizada em uma única etapa e vai acontecer no dia 20 do mesmo mês, nas próprias instituições participantes. No dia 24/04, a comissão organizadora enviará os gabaritos para o professor coordenador, que deverá selecionar a melhor prova por série/ano e enviá-la, até o dia 26, via Sedex, para a banca nacional de correção.

Como parte do acordo internacional da OIMSF, as escolas deverão manter, até 30 de maio, o gabarito e a prova oficial em sigilo. De acordo com o regulamento, a violação a esta norma pode gerar penalidades para o país onde o fato ocorrer.

O resultado final será divulgado até o dia 19 de junho na página da competição. As escolas com classes premiadas – medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa – receberão, via e-mail, certificado digital de premiação para os estudantes e professores. As instituições poderão solicitar medalhas para os participantes, desde que arquem com os custos de confecção e envio.

Além do certificado digital, as classes ou escolas que se destacarem serão contempladas com credenciamento nas competições internacionais que a Rede POC é responsável pela seleção.