Palestras e oficinas reuniram 167 servidores de 35 escolas da regional

A ética e a moral no uso da internet e de multimídias nas escolas foi o tema de encontro realizado nos dias 30 e 31 de março, na Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio (SRE), que reuniu 167 pessoas, entre diretores, especialistas, secretários, auxiliares e professores de 35 escolas na região. No Encontro de Tecnologia Educacional 2017 foram realizadas palestras sobre segurança da informação, apresentações sobre ferramentas tecnológicas da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e sobre dislexia e hiperatividade no que se refere a tecnologias assistivas voltadas para a Educação Especial. 

Bruno César Borges, diretor de tecnologias aplicadas à educação, e Fernando Manoel Batista, diretor de recursos tecnológicos, da SEE, falaram sobre o uso consciente da internet nas escolas e a importância do uso, pelo servidor, dos e-mails institucionais como garantia de segurança de informação e controle da comunicação. “Foi um momento importante, onde as escolas puderam expressar suas necessidades e pudemos vivenciar as realidades das redes e do sistema vividos pelas escolas e pela Superintendência” explicou Fernando Batista.

Diretores da Superintendência de Tecnologias Educacionais falaram sobre a ética e a moral no uso das mídias sociais. Foto arquivo da SRE

Para Bruno Borges, o encontro “cuidou de questões sobre execução e gestão de recursos financeiros do fundo de manutenção de redes lógica e elétricas de forma a obter melhor conectividade e serviços de qualidade”. Segundo Bruno, é bom destacar que, no que diz respeito ao sistema de transferência de recursos financeiros para as escolas, “contamos agora com a assinatura digital (TOKEN) que é um método de autenticação que substitui a assinatura física. Com isso, as escolas não precisam ir até a SRE para liberar recursos, agilizando todo o processo e lhes concedendo maior autonomia”.

Foram repassadas também pelas equipes do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), das diretorias Administrativa, Financeira e Pedagógicas da SRE, orientações técnicas para Plano de Ações e explanações sobre o uso de novas tecnologias, além do plano de atividades para 2017. Os presentes receberam informações sobre o funcionamento do Simade (Sistema Mineiro de Administração Escolar), Educacenso (Censo Escolar) e Diário Escolar Digital.

As oficinas, segundo a coordenadora de NTE da Superintendência de Patrocínio, Josiane França e Braga, foram propostas pela coordenadora da equipe pedagógica Karla Aparecida da Fonseca Isaac e versaram sobre oito casos indicados pelas escolas envolvendo ética e moral. Os participantes foram divididos em quatro grupos e cada um avaliou e propôs soluções para dois casos.

O encontro reuniu 167 inscritos, de 35 escolas. Foto de Arquivo da SRE

Durante todo o evento foram usados recursos tecnológicos e os materiais com as conclusões do evento foram encaminhadas às escolas. A professora e pedagoga Maria Aparecida Belarmino e as psicólogas Vânia Almeida Brito Machado e Erika de Lacerda Bar, do Centro Municipal de Apoio, apresentaram uma palestra sobre o tema “Conhecendo para atuar: dislexia e hiperatividade”, focando as tecnologias disponíveis nas salas de recursos utilizadas como apoio à Educação Especial.

Os encontros de tecnologias educacionais são realizados anualmente pela SRE Patrocínio.