Inscrições para provas de certificação do Ensino Fundamental e Médio estão abertas até dia 19 de abril

Jovens e adultos que moram na região da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina poderão se inscrever, até 19 de abril, para as provas de certificação do Ensino Fundamental e Médio, na sede da Superintendência, avenida Getúlio Vargas, 261, Centro, Leopoldina. 

As provas serão aplicadas o dia 27, no mesmo local. A certificação é promovida pela Banca Itinerante de Avaliação do Centro de Educação Continuada (CESEC) “Governador Bias Fortes”, de Muriaé.

Para fazer a inscrição, que é gratuita, o candidato deverá comparecer à SRE, até a data de realização da primeira prova, levando o documento de identidade original e xerox comprovando a idade mínima de 15 (quinze) anos completos, para o Ensino Fundamental, e 18 (dezoito) anos completos, para o Ensino Médio.

As Bancas Itinerantes de Avaliação têm como objetivo atender jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudo na idade própria e que necessitem da conclusão do ensino fundamental e médio para elevação de sua escolaridade e inserção no mercado de trabalho, e que encontrem dificuldades em se deslocar até as bancas permanentes nos Cesecs.

“Essa medida é voltada para atender aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos e pretendem obter a certificação. É uma medida que visa à inclusão dos jovens e adultos do nosso Estado no processo escolar e a garantia do direito à educação. O atendimento deve ser solicitado sempre que o município apresentar a demanda”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.

Provas

Os exames são divididos por área de conhecimento, da seguinte forma: Linguagens (Português, Inglês, Artes, Educação Física e Redação); Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia – as duas últimas apenas para o Ensino Médio); e Ciências da Natureza (Ciências para o Ensino Fundamental; Química, Física e Biologia para o Ensino Médio). Para o Ensino Fundamental, as provas terão 30 questões e 44 para o Ensino Médio.

Para ser aprovado, o candidato deverá obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova (15 acertos no ensino fundamental e 22 no ensino médio, sendo que a nota da área I é a média aritmética entre os pontos da Prova Objetiva e da Redação).

Programas de Estudo

Os programas das provas seguem orientações metodológicas contidas nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), da Secretaria de  Estado de Educação de MG e encontram-se disponíveis no Clique Aqui

Os Cesecs oferecem bancas fixas em várias regiões do estado. Os candidatos podem se inscrever em qualquer um deles. São 48 unidades que ofertam os exames especiais para a conclusão da Educação Básica. Os interessados devem se dirigir ao Cesec mais próximo com documento de identidade original e uma cópia.

Para ser aprovado, o participante dos exames especiais deve obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova. O candidato que não alcançar o mínimo exigido para aprovação em uma ou mais áreas de conhecimento pode requerer novos exames em data a ser fixada pelo Cesec.

As bancas são compostas por três professores, que são responsáveis por realizar entrevistas com os candidatos, organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados.

Localização

As 48 Bancas Permanentes de Avaliação contemplam as regiões do Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Norte, Sul e Triângulo Mineiro. Para conhecer a relação das Bancas Permanentes de Avaliação clique aqui