Realizado no Centro de Convenções da cidade, encontro reuniu estudantes, professores e especialista da Educação e do Direito

A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participa nesta terça-feira (05/04) do I Seminário Internacional Educação e Direito, Pilares para uma Consciência Cidadã. Organizado pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC), Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto e Instituto Veritas, o encontro, que começou no dia 04/04, acontece no Centro de Convenções de Mariana.

Secretária de Educação, Macaé Evaristo, ministra palestra em Seminário realizado em Mariana. Foto: Eric Samuel ACS/SEE.

Reunindo estudantes, professores e especialistas das áreas de Educação e Direito, o evento tem como objetivo discutir como viabilizar estratégias que promovam a construção e a ampliação de uma convivência democrática, alicerçada na consciência de sujeitos comprometidos com a apropriação de direitos e deveres do cidadão.

Macaé Evaristo destacou a importância da reflexão proposta pelo Seminário. “Estamos em um momento de maior diálogo da educação com o direito. Recentemente, temos a discussão do direito à educação envolvida em inúmeras agendas de judicialização e isso significa que a população tem mais consciência do seu direito à educação. Em contrapartida, isso requer dos profissionais das duas áreas uma maior compreensão e reflexão sobre a escola e o seu papel, sobre a entrada tanto de profissionais e estudantes na escola”, afirma.

Juntamente com Miguel Arroyo, professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Macaé Evaristo apresentou a palestra ‘Caminhos para a Construção de uma Educação Pública, Popular, Plural e Democrática’. Segundo a secretária, as reflexões do evento precisam ser levadas para o dia a dia das escolas. “É importante que os profissionais compartilhem essas reflexões com seus colegas de trabalho e com a comunidade, pois isso contribuirá para mudanças no ambiente escolar e para ampliação da consciência coletiva sobre a importância do direito à educação, e para que esse direito se efetive na prática diária das escolas”, ressalta.

Além de palestras, o Seminário também promoveu mostra de trabalhos acadêmicos realizados por estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

O evento contou com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, Universidade de Ouro Preto e Prefeituras de Mariana, Ouro Preto e Itabirito