Evento reuniu 470 pessoas, entre estudantes, educadores das redes de ensino estadual, municipal e particular, além de profissionais de creches da cidade e municípios vizinhos

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no município de Taiobeiras, promoveu o I Seminário de Conscientização do Autismo (TEA) – Conhecer para Incluir. Realizado na última quarta-feira (04/04), o evento reuniu, no Auditório da Escola Municipal João da Cruz Santos, 470 participantes, entre estudantes, educadores das redes de ensino estadual, municipal e particular, além de profissionais de creches da cidade e municípios vizinhos.

Foto: Arquivo escola

Organizado pela direção e professores do Ensino Especial do Atendimento Educacional Especializado de Complementação (AEE) da instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí, o encontro contou com a participação de psicólogos, psicopedagogos e analistas educacionais. “Buscamos sensibilizar e orientar o público sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, também sobre as metodologias de intervenção existentes nas áreas da saúde, educação e assistência social”, explica Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, diretora da Escola.

Segundo Ivonilde, a instituição já vem trabalhando essa temática para melhorar o atendimento dos seus três alunos autistas – dois do 6º ano e um do 9º ano do Ensino Fundamental. “A nossa preocupação é capacitar os educadores para que eles consigam aproveitar as potencialidades desses estudantes e dar um suporte adequado dentro e fora da sala de aula”, comenta.

Para Cristiane Meireles de Oliveira, professora de apoio de novas tecnologias e de recursos motivacionais da escola, a iniciativa diminui o preconceito em torno do autismo. “O conhecimento fortalece e quebra maneiras de pensar já impregnadas na sociedade. Além disso, muitas vezes o aluno é inserido no contexto educacional, mas não está incluso. Então, reforçamos que o acesso à educação é um direito de todos e defendemos a inclusão social de pessoas com o diagnóstico no cenário contemporâneo”, afirma.

Coral da escola se apresenta no Seminário. Foto: arquivo escola

A programação do Seminário incluiu, ainda, a palestra “Legislação e Inclusão dos Alunos Autistas”, ministrada por Dyane Lages Martins Nonato, analista educacional da equipe de Educação Especial da SRE de Araçuaí, e foi finalizado com a apresentação do Coral Cantarte II, que contou com a participação 30 estudantes da escola, e com apresentação teatral dos professores.

Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista - TEA. Esses distúrbios, que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, tem como sintomas fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Para lembrar a data, no Brasil e em outros países, vários monumentos foram iluminados de azul – a cor foi definida porque o transtorno é mais comum em meninos.